*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 28 de junho de 2013

“Acho que morri e estou no céu. A Câmara rejeitou a PEC 37. O Senado estava cheio, no dia do jogo da Seleção, para tornar corrupção crime hediondo”
Randolfe Rodrigues - Senador pelo PSOL-AP


Em reunião com dirigentes de cinco centrais sindicais, nesta quarta-feira, a presidente Dilma Rousseff disse que "não existe tarifa zero" no transporte coletivo, detalhou os planos para conter a onda de protestos no País e afirmou estar disposta a entrar em campo para pôr os pingos nos 'is' nessa luta política. Leia

Mentira: De acordo com reportagem de Gabriela Vieira, de O Estado de S.Paulo, em Porto Real (RJ), Agudos (SP) e na pequena Ivaiporã, no Paraná, a tarifa é zero para o transporte público. Somadas, as populações das três cidades não ultrapassam 100 mil habitantes, enquanto a capital paulista possui mais de 11,2 milhões de acordo com o IBGE. Apesar da diferença de tamanho, alguns especialistas nas áreas de mobilidade urbana e administração pública acreditam ser possível a aplicação da tarifa zero na capital.

“A tarifa zero independe do tamanho da cidade. Ela é possível, mas depende do planejamento financeiro de cada município. Em uma cidade do tamanho de São Paulo, o planejamento técnico precisa ser muito maior, além de envolver também os governos estadual e federal”, explica Lúcio Gregori, que foi secretário de Transportes durante a gestão de Luiza Erundina (PT), em 1990. Ele foi responsável pelo projeto da tarifa zero para a cidade, que acabou não sendo votado pela Câmara Municipal na época.

Gregori afirma que a gratuidade do transporte coletivo já é uma realidade – e bem-sucedida – em cidades de médio porte em outros países. “Nos Estados Unidos, há 32 cidades com média de 400 mil a 500 mil habitantes que adotam a tarifa zero.”

Especialistas em mobilidade urbana e administração pública da Unicamp destacam a experiência em diversas cidades de médio porte da Europa, entre elas a capital da Estônia, Talinn. Sidney, na Austrália, também oferece linhas de ônibus gratuitas. No Brasil, a cidade de Paulínia, que fica a 118 km de São Paulo e tem mais de 82 mil habitantes, teve tarifa zero até 1990. Leia na íntegra

Já dá pra acreditar na turma do MPL quando afirmou, após reunião com Dilma: “Ela não passou nenhuma informação... Vimos a Presidência completamente despreparada. Eles não sabem nem quanto custaria a tarifa zero." O “abracadabra”, o abraxas, a ação mística que poderia colocar os tais “pingos nos is”, e encontrar o rumo certo no meio dessa encruzilha em que se encontra o País, evoca-se com a expressão “planejamento financeiro”. Pelo visto, o governo não domina essa forma de magia... e se domina, quando o faz, usa-a para ações ocultas, como desviar verbas públicas, camuflar malfeitos e malfeitores e outras mandingas mais..

Após encontrarem um ninho de coruja dentro de um buraco em um viaduto, no km 64 da rodovia Engenheiro Constâncio Cintra, em Jundiaí (SP), a concessionária que administra o trecho decidiu alterar o cronograma de obras de reparos na via. A mudança foi feita para não atrapalhar a procriação da ave. No local, uma coruja da espécie tyto alba, popularmente conhecida como coruja-de-igreja, colocou quatro ovos. O ninho foi encontrado há cerca de 30 dias pelos funcionários da concessionária, mas, somente essa semana, que dois dos ovos vingaram e agora a coruja tem dois fihotes para cuidar. De acordo com a assessoria de imprensa da concessionária, os profissionais da empresa vão esperar até que os dois filhotes possam voar para que deixem o local e comece a recuperação no trecho. Leia

Legal isso, mas é preciso ter bom senso, pois imagina se em vez de corujas fossem coelhos? A Sra. leporidae , que tem um período de gestação de 33 dias, após dar a luz a ninhada, não quer nem saber de quarentena, volta as atividades sexuais de imediato... é vap vup!  

Obra do 1º porto no Piauí se arrasta há 37 anos e já custa R$ 390 milhões. Obra está parada em Luís Correia; PI é único estado litorâneo sem terminal. Em 2008, foram gastos R$ 10 milhões só para recuperar estrutura do cais. O Piauí é o único estado litorâneo brasileiro sem porto. O projeto de construção do primeiro terminal marítimo começou nos anos 1960, e as obras foram iniciadas em 1976. Mas, após 37 anos, o Porto de Luís Correia é apenas um cais abandonado, de estrutura deteriorada, onde repousam materiais e maquinários enferrujados. Em meio a longas paralisações, falha no edital, rescisões contratuais, falta de estudos de impacto ambiental, além de indícios de superfaturamento e pagamentos indevidos, a iniciativa já custou mais de R$ 390 milhões aos cofres públicos. Leia

Imagina se essa obra tivesse ninhos de coruja. Sua conclusão iria durar mais tempo que a da Basílica de São Pedro, no Vaticano – 120 anos; foi de 1506 a 1626. Em 2008, foram gastos, no porto do Piauí, “R$ 10 milhões só para recuperar estrutura do cais’, que segunda a própria notícia “... é apenas um cais abandonado, de estrutura deteriorada, onde repousam materiais e maquinários enferrujados”. Chega a ser um monumento surreal; uma obra prima da roubalheira e do descaso com o povo brasileiro. Assim como a Basílica de São Pedro que foi tombada como patrimônio da humanidade, pelo seu esplendor arquitetônico, o porto do Piauí deveria ser tombado, como como o símbolo fausto da incompetência e corrupção política brasileira.    

A presidente Dilma deve enviar ao Congresso sua proposta de plebiscito sobre reforma política na terça-feira. Dilma gostaria de aprovar o financiamento público e o voto em lista ou algum formato de voto distrital. O plebiscito terá de ser aprovado no Congresso. Os parlamentares vão decidir se o povo só é bom para protestar na rua ou se também tem capacidade para escolher a lei eleitoral.

Estão indo com uma sede medonha ao pote: Como diria minha vó, Da. Elizabeth, a primeira e única – pelo menos por parte de mãe: Meu filho, em momento de grande pressão, não fustigue seu gado além do limite de sua compreensão, para evitar que ele, por tanto tempo sedento, não largue a carroça no meio da estrada e vá com muita sede ao pote, derramando o pouco de água que ainda resta por lá.

Foi um sonho medonho, desses que, às vezes, a gente sonha
e baba na fronha e se urina toda e quer sufocar.
Meu amor, vi chegando um trem de candango,
formando um bando, mas que era um bando de orangotango pra te pegar.
Vinha nego humilhado, vinha morto-vivo, vinha flagelado, de tudo que é lado.
Quanto mais tu corria, mais tu ficava, mais atolava, mais te sujava.
Amor, tu fedia, empesteava o ar.
Trechos da musica Não Sonho Mais” - Chico Buarque

A IMAGEM DA SEMANA
Joaquim na cova das hienas.