*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Eu também tenho medo!

Eu não vim aqui para explicar, eu vim aqui para confundir.” Abelardo Barbosa o “Chacrinha”

A decisão de interromper a divulgação da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios trimestral, chamada Pnad Contínua, desencadeou uma crise interna no IBGE. Ontem, 11, a presidente do instituto, Wasmália Bivar, passou mais de quatro horas reunida com 18 coordenadores e gerentes técnicos que ameaçaram deixar suas funções caso a suspensão da pesquisa não fosse revista e, ao fim do encontro, nada ficou decidido... Tudo começou com requerimento da senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR), que pôs em dúvida a capacida­de do instituto de fornecer os dados de renda domi­ciliar per capita, que balizaria a distribuição dos re­cursos do Fundo de Participações de Estados. Por Lucianne Carneiro, Nice de Paula e Martha Beck/Economia/O Globo

l Como se fosse insuficiente a agenda de problemas na Petrobras, com sucessão de prisões, suspeitas de corrupção e acúmulo de prejuízos bilionários em contratos no mínimo estranhos, o governo Dilma e seus aliados no Congresso decidiram criar uma nova frente de confusão: o IBGE.

Com 143 anos de existência, o instituto já foi alvo de manobras políticas, especi­almente durante a ditadura, para "martelar" índices de inflação e de emprego, conforme a conveniência do governo de plantão. A crise atual, que resultou na demissão da diretora de Pesquisas, com ameaça de exten­são ao corpo técnico, tem uma única origem: o mau humor com os resultados apurados sobre os resultados das políticas do governo.

Na pratica, a presidente deixa que a luta por sua reeleição contamine setores do governo cuja imunidade deveria preservar. A crise do IBGE acaba por colocar em risco a credibilidade do governo. E, nesses casos, como aprendeu o governo Cristina Kirchner ao manipular os índices de inflação da Ar­gentina, o país sempre paga um alto preço. Opinião O Globo 12.04

l Pra mim, isso é muito sério. Manipular dados estatísticos - em época de eleição - é coisa de República das Bananas, termo pejorativo criado no início do século XX - e muito difundido nos anos 70 - para designar países, normalmente latino-americanos, politicamente instáveis e frequentemente com governos corrompidos.  E anote aí no seu bloquinho: Gleisi Hoffmann - se deixarmos - daqui a oito anos pode ser nossa nova presidente-presidenta, que, com todo respeito, é pau-mandado e muito bem mandado do PT. Mas tudo isso - pau-mandado, Dilma desmandada, Lula Lelé e até o futuro do PT - depende de outubro/2014 e - anote aí no seu bloquinho novamente – e, talvez mais ainda, do resultado final da Copa! Teresinhaaa... vocês querem bananas? Mas essa é uma opinião, sem um pingo de critério técnico, dos analistas da #A4+Q&M - Agência Autônoma de Analistas Alienados - associada ao Q&M.

O PT tem que ir pra cima, afirmou Lula da Silva sobre a criação da CPI da Petrobras. Pra cima de quem cara-pálida?
l Na campanha eleitoral de 2002, Regina Duarte polemizou e profetizou com a frase; “Eu estou com medo”, referindo-se ao candidato do PT, na época, Lula da Silva. Um de seus medos era “a volta da inflação que galopou à solta anos a fio até ser domada em 1994 pelo Plano Real.” Na época sua fala foi considerada “preconceituosa”, “direitista”, “elitista”... Tempos depois - tempos de hoje - seus “medos” estão no ar... respire bem fundo e você vai senti-los.

Aliás: “O dragão voltou: De gente próxima a Dilma. Hoje, o maior adversário da presidente não é Aécio ou Eduardo Campos. Chama-se inflação” Ancelmo Gois/O Globo

A charge do dia!


Nota de protesto: A Rede Globo, tanto fez que conseguiu transferir o futebol das tardes das quartas-feiras, pra depois da “novela das nove”. Porque não faz o mesmo com esses eclipses da lua. O prometido pra ontem só aconteceu na madrugada de hoje... e com céu nublado, nada feito, decepção total. Sugestão? Promove estes eventos de alinhamento, por exemplo, nos sábados durante o Caldeirão do Huck, aí dá pra todo mundo assistir numa boa. A gente sabe que se a Globo quiser ela faz... haja vista sucessos de audiência como Anna Maria Braga, Fátima Bernardes, Zorra Total, Pedro Bial... e vai. Bem fez o SBT, na dúvida, transmitiu um Show da Fé, com o pastor R.R.$oares... até porque, eclipse é coisa do demônio. Xô!