*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 20 de junho de 2012



Jogos Perigosos – uma encenação em dois atos e uma apoteose.



#1. A trilha sonora: “Sabendo que andei distante, sei que essa gente falante vai agora ironizar; Ele voltou, o Maluf voltou novamente, partiu daqui tão contente, porque razão quer voltar? Acontece...” adaptada da música A Volta do Boêmio de Adelino Moreira.
#2. O Cenário: A cidade de São Paulo
#3. Os Personagens: A Rainha Má (interpretada por Luiz Inácio Lula da Silva), O Caçador de Encrenca (interpretado por Paulo Maluf), o Príncipe Dementado (com Fernando Haddad) e a Bela Adormecida (por Luiza Erundina), a Periguete do Sindicato (Paulinho de com Força).  
Idealização e Produção: PT Produções
#4. O Enredo: O Banco Mundial lança um banco de dados em que cita 150 casos internacionais de corrupção. E o Brasil não passa despercebido. Entre os representantes estão o deputado Paulo Maluf e o banqueiro Daniel Dantas. Baseado em uma notícia do Globo.


1º.Ato: A deputada Luiza Erundina (PSB), pré-candidata a vice-prefeito na chapa de Fernando Haddad (PT) na disputa pela Prefeitura de São Paulo, disse ter sido surpreendida pela aliança com o PP, de Paulo Maluf. “Não vou estar confortável no mesmo palanque com o Maluf. [...]”, afirmou, em entrevista ao Estado neste sábado, 16/06.
Intermezzo: Embora eu tenha operado as amígdalas e, recentemente, tenham me tirado a vesícula biliar, há uma coisa que não consigo fazer – é engolir sapo. E talvez, por isso, termine os poucos anos que me restam de militância como apartidário”. Por Rui Martins, jornalista, escritor, de Genebra.-
2º. ato: O candidato do PDT à Prefeitura de São Paulo, Paulinho da Força, não acredita que a presença da deputada Erundina na chapa do concorrente petista Fernando Haddad [...] prejudique sua campanha junto à militância de esquerda. “Não sei como esse pessoal que historicamente a Erundina tem em São Paulo vai ver o PT ao lado do Maluf [...] Eles estão com Deus e o diabo”, provocou Paulinho.
Apoteose: Mas Erundina desistiu. A decisão foi tomada em reunião [...], que terminou no início desta noite (19). Erundina, segundo participantes da reunião, justificou a desistência não pelo apoio do ex-prefeito e deputado Paulo Maluf a Haddad, mas sim pela forma como essa aliança com o partido do adversário histórico do PT foi feita e divulgada. A foto divulgada do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao lado de Maluf teria sido o estopim para a explosão de Erundina, que reviu a decisão de ser candidata. Fim

#Destaques da crítica & comentários:
“...há uma coisa que não consigo fazer – é engolir sapo.” - Do companheiro Rui Martins.

O canalha nunca se acha canalha, se acha de uma bondade inexcedível.” – Nelson Rodrigues.

Só destoou um pouco a declaração da Periguete (interpretada por Paulinho de com Força), quando diz “Eles estão com Deus e o diabo”, pois a meu ver, Deus, por sua formação política, não conceberia entrar numa esparrela dessas – já basta os problemas com as Igrejas e seus crentes - e o Diabo, por sapiência, não iria se meter nessa roubada. No mais, uma obra, digna de Maquiavel” – do desocupado CDantas.

Bravo! Brilhante, como sempre a atuação do companheiro Luiz Inácio. Sinto não poder ter participado desta montagem, devido compromissos inadiáveis no momento” – José Dirceu.

Nunca antes na história do teatro político deste país, alguém montou uma adaptação teatral como essa.”. – Lula, nos bastidores da peça, onde representou a Rainha Má.

“Pena que no final ninguém teve coragem de beijar a Bela Adormecida. Vai que ela se transforma sabe-se lá em que! – A amiga Cacau

“Nem mesmo as forças de esquerda da Europa falam mais de desenvolvimento sustentável. Hoje só se fala em crescimento. Ora crescimento infinito, com exploração sem limites da Natureza. É insustentável. A agenda ecológica e ambiental desapareceu na Europa.” – Boaventura de Souza Santos, sociólogo e professor, palestrante da Rio+20, em entrevista ao Globo


“Farinha pouca meu pirão primeiro” – adágio da sabedoria popular, tão popular, que não dá pitaco na Rio+nada a declarar.



Enfim uma boa notícia na Rio+20: Hugo Chávez anunciou que não virá à conferência da ONU! Tuttyvasques, estadão.