*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

terça-feira, 24 de julho de 2012


Maria Eva Duarte de Perón... o único título, lhe foi outorga­do, pelo Congresso: “Chefe Espiritual da Nação” [Argentina], soa grandiloqüente e ilustra bem o grau de devoção que os argentinos, especialmente os mais pobres, nutriam por essa delicada mulher. Evita, como ficou conhecida por todos, deixou um país inconsolável com sua morte pre­coce. O câncer a levou aos 33 anos, em 26 de julho. Multidões vieram de todos os cantos para lhe render homenagens ao longo dos 15 dias em que o corpo foi velado. Centrais sindicais pediram sua beatificação, como Santa Eva da América. Nunca se vira no país uma manifesta­ção tão profunda de pesar. Assim como nunca houvera uma mulher tão poderosa na história da Argentina. Evita era adorada pelos humildes, os “descamisados” [...]. Trechos da matéria “Santa Evita da America”, de Juliano Machado, para edição especial da revista Época.

Você não acha que esse perfil da Evita, se encaixa muito bem em um certo político, por aqui, em Terra Brasilis? Não? Prestenção... tem a alcunha de um famoso molusco, também conhecido como Calamar e começa com a letra “L”. Vou ajudar mais um pouco e abaixo dou umas dicas. Marque a que você achar correta:

Letícia Spiller
Lupicínio Rodrigues
Cleópatra
Ignácio de Loyola
Lucrécia Bórgia
Nenhuma das opções acima.

Leticia Spiller pode ter belos moluscos, mas ta fora. Se você marcou Ignácio de Loiola, chegou perto, mas viu o Inácio cantar e não sabe aonde. Cleópatra, você certamente estava pensando em “Liz” Taylor, mas se deu mal, pois o nome da atriz é Elizabeth, por tanto não começa com “L”, nem em português e muito menos em inglês. Lucrécia? Talvez pelas suas estratégias... mas passa longe. O correto, na lista, seria mesmo a última opção, mas como ninguém, ta a fim de engolir sapos, muito menos os barbudos, a resposta correta será divulgada em nossa edição especial de Natal, em Outubro próximo. Lupicínio? Tá maluco!? Quem foi que te deu essa ideia?

No blog de quinta (19) falei en brujas, que, las hay e las hay... pelos menos atuando no mercado milionário dos cosméticos. Mas, pasmem, agora se insinuam pela gastronomia e - pasmem, novamente - ... mineira: “Projeto mineiro quer incluir insetos no cardápio dos brasileiros. Pão de queijo com farinha de barata, bolo de larva de besouro e grilo coberto de chocolate já são preparados por chefs e experimentados por curiosos. Veja outras combinações exóticas. “Uma vantagem dos insetos é que podem ser criados em pequenos espaços. Usam alimentos que não são uteis para o ser humano e dão muito bem com as nossas condições climáticas. Então, é uma opção de alimento para o futuro”, afirma o zootecnista Gilberto Schickler.

O torresminho que se cuide. Já tem chef de cozinha lançando receita com larva para quebrar o preconceito. “Na minha opinião, desidratada é mais agradável. Ele não some, ele fica crocante. Ele está fazendo o papel de uma fruta cristalizada”, explica a chef de cozinha Beth Carmo.  Cruz credo, pé de pato mangalô três vezes! Xô, Beth Carmo. Fonte: g1.globo.com/bom-dia-brasil/noticia/

A australiana Michelle Jenneke chamou a atenção no Mundial Júnior de Atletismo, em Barcelona. Nem tanto pela vitória na prova, com o tempo de 13s53, mas sim pela dança que antecedeu largada dos 110m com barreira. A coreografia da jovem de 19 anos, parecida com a de uma cheerleader e inventada por ela mesma, foi parar no telão, para delírio do público presente no estádio. Na chegada, ainda sobrou gás para uma ‘canja’ da apresentação. Veja o vídeo:

Essa menina tem tudo pra ser uma grande tenista...russa.

Assim Carminha a Humanidade - Não há nada de errado com quem não sabe quem é Rita ou Carminha! Não assistir novela é um direito constitucional de todo brasileiro, tal qual ficar calado em CPI ou nunca mais ouvir aquela canção do Roberto, baby! Quem não quiser ver, vai em frente, mas é preciso também respeitar os amigos que por esses dias andam recusando convite para jantar, voltando mais cedo pra casa, perdendo jogo de seu time na TV a cabo, tirando o telefone do gancho depois do ‘Jornal Nacional’… Os rounds decisivos no confronto entre as personagens de Débora Falabella e Adriana Esteves em ‘Avenida Brasil’ têm sido, para quem gosta de pancadaria, muito mais impactantes que a última luta de Anderson Silva com aquele canastrão americano do UFC – com a vantagem de que a novela das 9 não tem narração de Galvão Bueno.
Tem gente que adiou viagem ao exterior para não perder o capítulo em que Carminha promete finalizar a rival – e vice-versa. Em algumas casas de família, até o cachorro da família toma seu posto diante da TV ao primeiro ‘oioioi’ da vinheta de abertura da novela. Se você não sabe o que é isso, sinto muito! Como diria Glória Maria, “não dá para descrever”! tuttyvasques