*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Quem tem tradição sabe o que faz

Ser são é fácil, mas pra ser bêbado tem que ter talento.” Charles Bukowski

Uma cachaça com pureza equivalente a de um uísque 12 anos foi produzida pela USP (Universidade de São Paulo), em Piracicaba (160 km de São Paulo), com apoio de uma destilaria montada dentro de um laboratório. Para chegar ao nível da requintada bebida, a cachaça passou por um processo de dupla destilação e foi envelhecida por dois anos em tonéis novos de carvalho importados da França.
lA cachaça “premium” foi desenvolvida no Laboratório de Tecnologia e Qualidade da Cachaça, da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo, fruto de análise do doutorado da cientista de alimentos Aline Marques Bortoletto. Os pesquisadores não informaram se vão comercializar a bebida, mas vislumbram um mercado para ela no país. CONFIRA
Aliás e a propósito: Pela quarta vez consecutiva, a Universidade de São Paulo foi reco­nhecida no ranking de reputação da organização britânica Times Higher Education — principal avalia­ção internacional de instituições de ensino superior — como uma das cem melhores universidades do mundo. Precisamente, a USP está entre as 60 primeiras. Nessas classificações internacio­nais, concorremos com instituições que foram criadas há mais de 300 anos e que estão situadas em paí­ses com muito mais bagagem histó­rica em matéria de cultura e de geração de conhecimento.
lSem essa tradição é, no mínimo, bastante improvável que uma uni­versidade alcance a excelência. Nin­guém faz uma instituição desse por­te e com esse nível de reputação da noite para o dia. Causa surpresa, portanto, que uma universidade lo­calizada abaixo da linha do Equa­dor, como é o caso da USP, alcance uma posição de tanto destaque. Para que o leitor tenha uma ideia aproximada do que representa es­sa conquista, vale registrar que Itália, Espanha e Portugal possuem muito mais tradição em pesquisa, cultura e inovação e, não obstante, nenhum desses países tem uma re­presentante na lista das cem melho­res do mundo. Trechos do artigo “A USP é tudo isso?”, de Marco Antonio Zago, publicado na Folha Leia na íntegra.

"Tenho sonhos, mas não tenho espaço. Com muita dor no coração, quase com lágrimas nos olhos, para que não tenha um sonho interrompido, e o meu sonho é o Brasil, não é o partido, peço humildemente ao prezado senador Ciro Nogueira, sem perda do mandato, me conceda a minha desfiliação do Partido Progressista" Deputado Jair Bolsonaro, mais votado do PP e do Rio de Janeiro nas últimas eleições, com mais de 460 mil votos, nesta terça-feira, 14

A crise na economia brasileira obrigou o governo a reduzir seus gastos militares. Dados divulgados hoje pelo Instituto Internacional de Pesquisas da Paz de Estocolmo (SIPRI, sigla em inglês) apontam que o País registrou em 2014 uma contração de 1,7% em gastos militares em comparação a 2013. Ainda assim, por conta de uma queda ainda maior dos gastos europeus, o Brasil subiu um posto no ranking dos maiores orçamentos militares, atingindo a 11ª colocação. De acordo com o estudo, enquanto o Ocidente registrou uma contração em seus gastos militares, a China e a Ásia compensaram com um aumento. 
Abstraia! Se o Brasil fosse uma empresa privada, duas instituições poderiam ter suas atividades reduzidas, como diria o grande Alberto Vasconcellos, ao minimum minimorum. Uma delas é a tal das “Forças Armadas” a outra o “Poder Legislativo”, mais conhecido nas rodas da malandragem como Congresso. Suas relações de CustoxBenefício - em prol da Comunidade - é mais desequilibrada que os discursos de improviso da Madama Vana. No frigir dos ovos - e você sabe muito bem quais são estes ovos que frigem, com todo o respeito às senhoras e senhorinhas do blog – o resultado prático de suas ações em nada contribui para o bem estar da Comunidade como um todo, em função do preço que esta paga para mantê-los. Aliás, pra fazer a coisa 95% correta, o melhor seria reduzir o “Estado”, pois como afirmou Gramsci: “Todo Estado é uma ditadura"... assim mesmo radical quase anárquico. Porque 95% e não 100%? Porque deste modelo “radical quase anárquico” não dá pra excluir a Netflix... pelo menos enquanto não terminarem as séries que acompanho.
Irrite-se! Em um mês e meio de funcionamento, parte dos integrantes da CPI da Petrobras da Câmara dos Deputados ouvidos pelo G1 avalia que os trabalhos da comissão até agora pouco contribuíram para as investigações sobre o esquema de corrupção na estatal. No total, foram aprovados 209 requerimentos e ouvidas oito pessoas, em depoimentos que somam quase 50 horas. Ao todo, foram realizadas dez sessões: sete destinadas a depoimentos, uma para instalação e duas para votar requerimentos.  Em uma das reuniões mais conturbadas, quando foi ouvido o tesoureiro do PT, João Vaccari Neto, cinco roedores foram soltos no plenário, o que provocou gritos e tumulto. CONFIRA è Faz as contas: (salários diretos + salários indiretos + verbas de gabinete + luz + telefones + mais o escambau à quatro) x 50 horas... é melhor não fazer não, né mesmo?

Brasil tem maior corte de previsão do PIB entre países avançados e emergentes, diz FMI. O Fundo reduziu em 1,3 ponto porcentual a estimativa de crescimento para 2015 e 0,5 ponto a de 2016 em relação às previsões feitas em janeiroCONFIRA

Não da pra confiar em mais ninguém!

Cavalo faz “careta” durante encenação de batalha napoleônica.
Encenação contou com mais de 200 participantes.
Ela foi realizada perto de Brno, na República Tcheca. CONFIRA

A quebra de sigilo fiscal da Limiar, controlada pelo ex-deputado federal do PT André Vargas, cassado em 2014 e preso na sexta-feira, 10, na 11.ª fase da Operação Lava Jato, indicou que a JBS, a Friboi, maior processadora de carne bovina do mundo, fez um repasse de pelo menos R$ 200 mil à empresa. Na decisão que ordenou a prisão preventiva do ex-parlamentar, o juiz federal Sérgio Moro, que conduz as ações penais da Lava Jato, afirmou que é necessário aprofundar as investigações, “não sendo possível afirmar por ora que (os pagamentos) eram destituídos de causa lícita”. CONFIRA