*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

“O segredo do demagogo é se fazer passar por tão estúpido quanto sua plateia, para que esta, imagine ser tão esperta quanto ele” - Karl Kraus - dramaturgo, poeta e principalmente um satirista austríaco.


Houve uma certa frustração do governo com as empresas habilitadas para o leilão do pré-sal. Algumas gigantes do petróleo, como a BP, ficaram de fora...
Honestamente, na minha opinião, eles (o governo) não são tão ingênuos assim. Eles queriam parceiros estatais. O chinês não vai se perturbar muito com a tal de Pré-sal S/A pondo a mão em tudo. Essa Pré-sal S/A vai ser um encosto, encosto no sentido do espiritismo, que não deixa ir para frente, que vai estar lá o tempo todo. Até a Petrobras vai se arrepender dela no fim. Porque esse negócio de dar todo o poder a quem não põe dinheiro nunca terminou bem. A China (três estatais chinesas de petróleo se habilitaram para o leilão) não pode crescer 6% a 7% ao ano durante muito tempo porque não tem recursos naturais. A China precisa de petróleo físico, não importa muito o lucro.
Foi, então, estratégia do governo?
Talvez você possa dizer: mas isso é uma coisa maquiavélica! Não acredito nesse negócio de que eles não sabiam nada. O governo sabe um pouco mais do que parece. A frustração foi dos senhores, da imprensa. Tenho muitas dúvidas se realmente o governo se surpreendeu, ou se pelo menos o núcleo duro do governo se surpreendeu. Trechos de uma entrevista com Delfim Netto - L AN” - Leia a matéria na íntegra em O Globo.com 06/10/2013

Nota de rodapé: “Para mim, o atual governo é um desastre. Não importa onde estou, sou sempre perguntado sobre o que está acontecendo de errado no meu país. O governo prometeu mundos e fundos e não cumpriu nada. Isso é o que está errado”. Paulo Coelho, que desistiu de comparecer à Feira do Livro de Frankfurt por discordar do processo se seleção dos escritores representantes do Brasil - #Foi  a melhor coisa que Paulo Coelho já escreveu até hoje, mas é melhor deixar pra lá, até porque nada me foi perguntado e tem gente que gosta... e não é bolinho não o cara escreve e vende mais livro que o pastor R.R. Soares.  

Aliás e a despropósito: Paulo Coelho, em e-mail ao amigo Zé Dirceu, manifestou irritação com a versão espalhada pelo governo sobre sua saída da Feira de Frankfurt. Ele teria pedido privilégio em relação aos outros escritores, inclusive um auditório com mil lugares. O escritor disse que sua saída, como se sabe, foi um protesto. É que autores como Eduardo Spohr, Thalita Rebouças e Raphael Draccon não foram convidados. Segundo o Mago, ele foi procurado, segunda passada, por Marta Suplicy, por meio do amigo comum Fernando Morais, seu biógrafo: A ministra disse que havia conseguido meu auditório de mil lugares. Eu nunca pedi isso. Mas... gente do governo afirma que Galeno Amorim, ex-presidente da Biblioteca Nacional, fez várias promessas ao agente literário de Coelho, inclusive o tal auditório. Só que o substituto dele na FBN, Renato Lessa, defende tratamento isonômico para todos. Ancelmo Gois/O Globo

Veja como são as coisas, essa prosa começou com o Delfim Netto falando sobre a falsa ingenuidade do governo e acabou no falso protesto de Paulo Coelho. E o que isso significa? Sei lá!  

O Papa polonês João Paulo II e o italiano João XXIII serão canonizados em 27 de abril de 2014, anunciou nesta segunda-feira (30) o Papa Francisco em um consistório [...] João Paulo II, primeiro papa polonês da história, conservador e muito popular nos mais de 100 países aos quais levou a palavra da Igreja, será canonizado apenas nove anos depois de sua morte, um tempo recorde. Francisco inovou para canonizar João XXIII, sem esperar a atribuição de um milagre. Leia

Em pouco mais de sete meses Francisco já canonizou mais criaturas do que as previsões de canonização para os próximos cem anos. É a igreja correndo atrás do prejuízo. Mas Francisco tem que ficar esperto, pois o bicho pode pegar pro seu lado, principalmente por afirmações do tipo: “A Cúria tem um defeito: é Vaticano-Cêntrica. Vê e se ocupa dos interesses do Vaticano e esquece o mundo que a rodeia. Não compartilho com essa visão e farei de tudo para mudá-la"; "Os chefes da Igreja foram frequentemente narcisistas, bajulados por seus cortesãos"; "A Corte é a lepra do Pontificado".

Para o italiano Marco Politi, um dos mais respeitados vaticanistas, está em curso “uma verdadeira revolução”, um processo gradual de “desmontagem de uma Igreja imperial em que o Papa era o monarca absoluto e a Cúria romana, o centro de dominação.” Afirma ainda: “Por isso que já ocorre uma resistência das forças conservadoras, não somente na Cúria, mas na Igreja. Mas até este momento, no escalão superior, os cardeais e bispos conservadores não falam abertamente contra o Papa, deixam as críticas mais furiosas aos sites na internet. Vemos em diferentes partes do mundo sites muito agressivos contra o Papa, acusando-o de populista, demagógico, pauperista, de não querer exercer o primado absoluto de Pontífice romano.” – Pesquisa Q&M, fonte mídia eletrônica em geral.

Fogueiras inquisitórias à parte, dizem, as beatas línguas demoníacas, que a Cúria romana é muito pior do que Dan Brown jamais ousou imaginar. 

Por baixo dos lençóis maranhenses: Dilcilene Guimarães é eleita prefeita de Boa Vista do Gurupi - Eleição suplementar foi realizada neste domingo (6), no município. Dilcilene faz parte da coligação “Gurupi para todos”, que conta, ainda, com PMDB, PTdoB, PSL e PR. Ela é esposa do prefeito eleito em outubro do ano passado, Valmy de Oliveira, que teve o registro de candidatura cassado.

Boa Vista do Gurupi foi administrada durante dez meses pelo presidente da Câmara Municipal, Leonel Garcia de Oliveira, o Leonel Brizola (PSL). O parlamentar se tornou o prefeito interino desde que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a cassação do registro de candidatura e a anulação da votação dada ao vencedor das eleições de 2012, Valmy de Oliveira (PMDB).

A notícia não informa o porque da cassação do prefeito-eleito Valmy de Oliveira, mas não importa né mesmo, pois é só atualizar o lema da coligação: “Gurupi para todos que forem da família Oliveira”. Em outros tempos, lá mesmo em terras maranhenses, já dizia Da. Kiola a seus meninos, quando estes aprontavam demais: José e Roseana, você estão imundos, venham já pra dentro, pois roupa suja se lava em casa.

E sem querer querendo: “O Eduardo Campos fez uma jogada brilhante, engenhosa e surpreendente!” - José Sarney/Ilimar Franco/O Globo

Crudelis democratia - Os bancários quando querem aumento de salário, param os bancos;
os professores quando querem aumento de salário, param as escolas;
os enfermeiros e outros profissionais de saúde param os hospitais;
os aeroviários param os aeroportos,
os carteiros param os correios,
assim como os metalúrgicos param as fábricas.
Até os coveiros, quando querem aumento de salário, param os cemitérios,
mas os aposentados pelo INSS, quando querem aumento, voltam a trabalhar. CDantas