*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

Especial Q&M: Indignação é o cacete!

A pessoa que eu mais amei na minha vida. A droga acabou com tudo. Sempre foi meu melhor amigo, meu parceiro, meu sócio. Tudo pra mim. Eu tenho um pai e uma mãe que não mereciam estar passando por isso”, Fernando Luís da Silva, irmão do empresário encontrado morto no México, sábado, dia 10 - CONFIRA

Após receber a notícia da execução do brasileiro Marco Archer, Dilma decidiu chamar o embaixador do Brasil na Indonésia, Paulo Alberto da Silveira Soares, para consultas. O gesto significa um movimento diplomático do governo brasileiro de descontentamento com a medida tomada por aquele país. Em nota, a Presidência afirma que Dilma ficou “consternada e indignada” com a confirmação da morte do brasileiro. CONFIRA
l Em carta enviada a Dilma, [sexta-feira (16)], o presidente da Indonésia, Joko Widodo, afirmou que tráfico de drogas ilícitas é considerado um crime “grave” pela legislação daquele país: “Gostaria de sublinhar que, de acordo com a lei indonésia, o tráfico de drogas ilícitas inflige um crime grave devido ao seu impacto destrutivo para a sociedade e para o desenvolvimento da nação”, afirmou o presidente.
l O presidente destacou que entre 40 e 50 pessoas morrem diariamente devido ao uso abusivo de drogas e que 4,5 milhões de indonésios estão atualmente passando por reabilitação. “Enquanto outras 1,2 milhão de pessoas ainda estão presas no vício da droga”, completou. CONFIRA... "A guerra contra a máfia da droga não pode ser travada com medidas tímidas, porque as drogas arruinaram a vida dos viciados e de suas famílias", declarou o presidente o presidente Joko Widodo em uma mensagem no Facebook.
l Podemos entender a reação do mundo e dos países que tem cidadãos que foram executados. No entanto, cada país deve respeitar as leis que se aplicam em nosso país” - afirmou o procurador-geral da Indonésia, Muhammad Prasetyo. CONFIRA
MNa Colômbia, o Cartel de Medellín, sob o comando de Pablo Escobar - o maior narcotraficante de cocaína de todos os tempos - chegou a fuzilar o ministro da Justiça, Rodrigo Lara Bonilla, e foi corresponsável pela eliminação, em ataque único, da metade dos magistrados da Suprema Corte de Justiça colombiana.
MNa Itália Totò Riina, o chefe da Cosa Nostra siciliana, dinamitou, num período de 49 dias, os magistrados italianos antimáfia Giovanni Falcone e Paolo Borsellino.
l Somente após esses ataques as Nações Unidas começaram a se preocupar com a dimensão e a ousadia dessas organizações. E elas ­atuam sem limitação de fronteiras. Têm controle social e territorial, difundem o medo, movimentam fortunas pelos sistemas bancário e financeiro internacional atentam contra o Estado Democrático de Direito e as garantias fundamentais dos cidadãos.
MNo Brasil a organização Primeiro Comando da Capital (PCC) - uma pré-máfia – completou no ano passado, 20 anos de idade e é comandada de dentro de uma prisão, dita de Segurança Máxima, por Marco Willian Herbas Camacho, o Marcola, condenado (em teoria), a mais de 200 anos de prisão. Mas, cada ano o PCC se torna mais bem organizado, ousado e poderoso financeiramente. Fatura 120 milhões de reais por ano. Atualmente controla todo o sistema prisional do país e já começa a se infiltrar em cargos nos setores públicos.
l Por determinação de Marcola, em 12 de maio de 2006, deu-se início ao maior ataque da história recente contra a polícia do estado de São Paulo, com pelo menos 45 mortes: 23 policiais militares, sete policiais civis, três guardas municipais, oito agentes penitenciários e quatro civis. Também por determinação de Marcola, após suposta negociação com o governo do estado de São Paulo, as rebeliões e os ataques foram cessados. Em outras duas ondas de ataques nos meses de julho e agosto, agências bancárias, lojas e ônibus foram incendiados.
MCracolândia é uma denominação popular para uma região no centro da cidade de São Paulo, onde historicamente se desenvolveu intenso tráfico de drogas e prostituição a céu aberto  Em janeiro de 2012, iniciou-se uma operação de combate ao tráfico da região chamada de Operação Centro Legal. Segundo a PM, a Cracolândia havia se espalhado por 27 bairros de São Paulo. Ainda, segundo relatório divulgado, desde o começo da operação 155 usuários foram encaminhados à instituições de recuperação (internações), 191 pessoas foram presas em flagrante, sendo apreendidas aproximadamente 63 toneladas de drogas. Porém em pouco tempo depois as regiões voltaram a ser movimentadas pelos usuários de drogas e, segundo moradores, está de novo insuportável.
Fontes: revista Carta Capital, Wikipedia dentre outras.

#Q&MèDilma, indigne-se, consterne-se, mas faz a vera e não a brinca; faz pra valer, principalmente com dignidade, a dignidade daqueles que mesmo ainda não tendo acertado, têm a certeza de “quem sabe faz a hora e não espera acontecer”. Persistem. E você sabe disso, pois consta no seu currículo a luta contra uma ditadura... ditadura contra ideias e ideais de uma nação. Faz sem jogar pra plateia, aliás, faz sem plateia, sem claque, faz acima de qualquer coisa, tendo como ideologia o cidadão e não o partidão... mas faz, mesmo que às vezes tenha de desgostar, consternar e indignar meio mundo e mundo e meio.

Aliás e a propósito: "Não me escrevam pedindo que eu tenha perdão no coração. Eu não tenho. Meu filho morreu à toa. Era um menino amoroso, estudioso (...) E sempre que eu estiver com saudade, o que acontecerá 24 horas por dia, virei a esse ponto de ônibus" - Mausv Schomaker, mãe do estudante Alex, morto a tiros por assaltantes/traficantes num ponto de ônibus em Botafogo/RJ, dia 9. #Q&MèE aí Dilma? Se fosse o Gabrielzinho, tu estarias indignada ou INDIGNADA?
E pra encerrar esta prosa, é como disse o professor Peter Drucker: “Existe o risco que você não pode jamais correr, e existe o risco que você não pode deixar de correr”, mas todas as duas opções têm efeitos colaterais, uma mais, outra menos, porém tá lá alertado na bula e não adianta dizer que não sabia... o Marco Archer sabia, ele, com certeza, leu a bula.