*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 5 de julho de 2013

“Apesar de tudo a vida era para ser engraçada”
Jéssica Fernanda Cinigaglia

Guido, você me perdoe! Mas a gente vai na feira e o cenário é outro. Todos reclamam da alta dos preços e da inflação. Se está tudo bem, o que a gente está fazendo aqui? O governo está falando uma coisa e o povo nas ruas, falando outra! Gilberto Carvalho, secretário-geral da Presidência, durante reunião com Guido Mantega - Ricardo Noblat/O Globo.

Gilberto, você me perdoe! Mas, nesta vida, qual foi o dia em que tu foste a uma feira... no Brasil? Claudio Dantas, falando sobre outra coisa, das “coisas” faladas pelo secretário-geral da Presidência. 

As bruxas da Gol - As manifestações que sacodem o Brasil deram o tom do Gol Day nesta segunda-feira (24), em Nova York. Os investidores de Wall Street que encheram um salão da Nyse, para o encontro anual com o comando da companhia aérea demonstraram mais preocupação com o clima do país e seus possíveis impactos no setor do que especificamente com os números da empresa, cujas ações acumulam queda de quase 50% no ano. Paulo Kakinoff, diretor-presidente da Gol, [reconheceu] que o ano é de desafios, mas [anunciou] uma estratégia para se ajustar à valorização do dólar - entre outras medidas, cortando 200 voos semanais em rotas domésticas [...], a partir de agosto... anunciou ainda que já reduziu em 20% o número de funcionários, investindo em check-in remoto e em estações de autoatendimento nos aeroportos. E, em resposta a um representante do Morgan Stanley, revelou que, sim, ainda há gordura para cortar em pessoal, se necessário: Ainda temos espaço para mais self-service... Outra medida de ajuste ao cenário econômico é mudança na agenda de entrega de aviões. Se este ano a Gol vai receber 16 aeronaves, em 2014 serão apenas nove, em vez das 16 previstas. Leia

O velho e rouco slogan: imagina isso na Copa!

O Gol Day das bruxas - Bruxas que passarem voando acima de 150 metros de altura estarão sujeitas a prisão e multa de cerca de R$ 110 mil. A decisão foi tomada por autoridades do pequeno reino da Suazilândia, encravado entre a África do Sul e Moçambique. Vassouras de bruxas são consideradas meios de transporte que devem estar sujeitos à legislação vigente, informou a Autoridade de Avião Civil, de acordo com o site "Press Display". A mesma regra vale para helicópteros de brinquedo e pipas. O governo se posicionou após a prisão de um detetive particular que estava operando um helicóptero de brinquedo equipado com câmera. Leia

Você entendeu? Nem eu... e nós preocupados com a Gol.

O Papa Francisco afirmou nesta terça-feira (11) que "São Pedro não tinha conta em banco", ao defender uma igreja pobre que rejeite a mentalidade "empresarial" durante a habitual homilia que pronuncia todas as manhãs na capela da residência Santa Marta no Vaticano. "Quando se quer uma igreja rica, a igreja envelhece, perde vitalidade", advertiu o Papa argentino, ao reiterar que optar uma igreja pobre "nos salva do risco de virarmos organizadores, empresários", disse. Leia

Não tinha conta em banco, porque ainda não existiam bancos, coisa que a própria Igreja, tempos depois(1), tratou de providenciar através da criação da “Ordem dos Pobres Cavaleiros de Cristo e do Templo de Salomão” ou, para os mais íntimos, os “Cavaleiros Templários”:

Nota, herege, de rodapé: A Ordem foi fundada em 1118, com a finalidade de proteger os peregrinos que se dirigiam a Jerusalém, vítimas de ladrões em todo o percurso da Terra Santa... Algum tempo depois, a Ordem iria administrar uma vasta infra-estrutura econômica, inovando em técnicas financeiras que constituíam o embrião de um sistema bancário. Com o passar do tempo a Ordem ficou riquíssima e muito poderosa, ganhando enorme poder político, militar e econômico em toda a Europa, daquela época. No auge de sua formação, os cavaleiros da Ordem desenvolveram um sistema de empréstimos, linhas de crédito, depósitos de riquezas que na sua época já se assemelhava bastante aos bancos de hoje. É possível que tenham sido os cavaleiros da Ordem, que se refugiaram na Suíça, que implantaram esse sistema bancário por lá - e que até hoje é a principal atividade daquele país - pois antes desta época não há registros de existência deste tipo de movimento. (1) - A igreja católica, como instituição religiosa, só foi reconhecida em 313 d.C, pelo imperador romano Constantino. Fonte de pesquisa diversas.

Nesse breve, brevíssimo, histórico dos Templários – pois sobre o assunto existem dezenas de livros, teses e até filmes famosos - dá pra sentir o tamanho do ninho de cobras em que Francisco irá se meter se tentar dar uma “função social” ao Banco do Vaticano. Ele tem dois outros grandes e santos problemas: o homossexualismo dentro do corpo apostólico da Igreja e o fim do celibato, pois como disse o Millôr: “De todas as taras sexuais, não existe nenhuma mais estranha do que a abstinência”. Mas isso é assunto pra outra prosa... que nem tem espaço nesse humilde bloguinho.    

A revista eletrônica “Inside World Football”, com base na Suíça, diz que a Uefa, a liga de futebol da Europa, está usando os protestos no Brasil para pressionar a Fifa. Segundo a reportagem, a Uefa acha que os brasileiros estão provando à Fifa que o modelo de negócio da Copa do Mundo está fadado ao fracasso. Diz lá, que o peso econômico que cai sobre o país organizador é insustentável daqui para a frente. Por isso, a já anunciada decisão da Uefa de fazer a Eurocopa de 2020 em 13 cidades diferentes pode ser aplicada em outras edições. Como se sabe, o campeonato completa 60 anos em 2020. Ancelmo Gois/Globo

Que bom que os nossos movimentos de rua começam a vazar mundo a fora, servindo de modelo para instituições de porte como a Uefa. Esperamos que nossos dirigentes copiem lá “de fora”, esses modelos made in brazil, “cá pra dentro”. Não entendeu? Relaxa... dá uma volta e depois lê de novo. Eu mesmo fiz isso, e deu certo.  É que nem debentures... saca debentures?

Nota de rodapé: De Ancelmo Gois/Globo: “Jornalistas que cobriram os recentes protestos em Brasília descobriram que os celulares com 3G não tinham acesso à internet no alto do... Ministério das Comunicações” - Vamos repetir: “com 3G”. Se é lastimável a realidade em 3G, imagina em 4?

Aqui em Guarapari, quando a internet consegue operar em 1½ G a cidade se enfeita, o prefeito faz comício e repete: É o primeiro mundo chegando a Cidade Saúde(*), graças a um esforço hercúleo do governo capixaba. Então o povo vai pra casa, felizzz por pertencer ao primeiro mundo, mesmo a uma taxa de 1½ G, e sem a mínima ideia do que vem a um “hercúleo”. Fazer o que, né!? Parodiando o guerrilheiro: Há de ser ter ternura, mesmo quando não se tem um sinal de internet.
(*) Cidade Saúde” é o apelido que a turma, daqui, dá a Guarapari. O mais engraçado – se é que se pode rir disso – é que a cidade não tem uma “emergência”, (o velho pronto-socorro) e muito menos, é claro, um hospital público. Caso alguém tenha um problema, súbito e grave, de saúde - tipo enfarto – terá que ser removido para Vila Velha ou Vitória, distantes 50km de Guarapari. Deve ser por isso que a cidade tem esse apelido, pois haja saúde... senão você morre. Faz sentido, né mesmo?

E haja rodapé pra tanta nota. Vou acabar montando um blog só com “Notas de rodapé”, mas é que nestas duas últimas semanas a gente teve uma overdose de notícias.

O hit da semana

link enviado por Sergio Chear

Finalizando a semana: Fogo amigo - Quem pediu plebiscito? O que falta no governo Dilma é gestão. As pessoas querem transporte de qualidade, saúde e educação. Dinheiro tem. É só investir.(...) Eu acho que já está na hora de o Lula voltar. - Deputado Devanir Ribeiro, (PT-SP) – Blog do Noblat/O Globo.

Do dicionário informal: “fogo amigo”: Expressão utilizada em guerras quando algum ataque ou bombardeio atinge as próprias tropas ou as tropas aliadas, normalmente por erro de cálculo ou de interpretação. Diz-se, também, de atitudes de traição.