*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

“O palhaço não sou eu, mas sim esta sociedade monstruosamente cínica
e tão ingenuamente inconsciente que joga ao jogo da seriedade para melhor esconder a loucura”
Salvador Dali

Depois de ver sua popularidade despencar, a presidente Dilma Rousseff disse nesta segunda-feira que quer ouvir mais os partidos políticos, os sindicatos e os movimentos sociais, além de conceder mais entrevistas. Dilma, que interrompeu uma reunião ministerial para falar com a imprensa - um fato inédito em sua administração - informou que pedirá a seus auxiliares que acelerem a gestão e a execução de projetos que já estão em andamento. Ela não quis comentar os índices da pesquisa Datafolha, que apontou uma queda de 57% para 30% em sua popularidade, e defendeu a realização da Copa - que tem sido muito criticada pelas manifestações populares. A presidente comparou seu governo à atuação do técnico da seleção brasileira, Luiz Felipe Scolari: “Meu governo é padrão Felipão”. Leia

Quem sabe eu esteja enganado, mas não lembro, em nenhum momento, que o Felipão tenha sido vaiado, nas arenas Brasil afora, nesta Copa das Confederações. Muito menos que tenha hesitado em comparecer ao último jogo da seleção, no Maracanã, por receio de ser hostilizado. A única coisa que esses dois podem ter em comum é o humor, no mais... deixa pra lá.

A viagem de metrô na República Tcheca poderá unir solteiros em busca de um amor. A empresa ferroviária de Praga pretende reservar o último vagão dos trens para passageiros interessados em um relacionamento. De acordo com o site Springwise,  plataforma criada para captar e replicar boas ideias de empreendimento ao redor do mundo, a ideia é reservar um vagão uma vez por hora ou em um determinado dia da semana. E a ideia será bem divulgada e o vagão identificado para não gerar constrangimento àqueles que já são comprometidos. Ao Springwise, Filip Drapal, porta-voz da companhia, disse: "No metrô você já pode ler e aprender, então por que não encontrar um parceiro?". A previsão é colocar o sistema em prática até o fim do ano. Essa, foi a matéria redigida pelo Estadão, agora, leia a notícia sem censura.

E a gente brigando por vinte centavos... de Real!

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse, hoje (27), que o plebiscito pretendido pelo governo sobre a reforma política deverá consultar a população sobre os aspectos principais, “os pilares” do novo sistema, a serem consolidados, em seguida, pelo Congresso Nacional. “A presidenta saudou esse movimento que o Congresso vem fazendo de acolher as demandas, de mais agilidade nas decisões e a segurança que essa proposta vem no sentido de fortalecer as instituições democráticas, que é o sentimento majoritário, fortalecer a democracia, revitalizar as instituições”, disse o ministro da Educação. Leia

Como que uma pessoa consegue gastar tantas palavras pra dizer, absolutamente, nada! Ainda bem que as propostas do “pacto pela reforma política”, que serão incluídas no plebiscito da Dilma, são bem mais claras:

1. Definição dos financiamentos de campanha:
-Financiamento público exclusivo com teto de gastos.
-Financiamento público aliado a fundo nacional. 
-Financiamento público com teto para pessoas físicas.

2. Definição do sistema eleitoral:
-Majoritário.
-Proporcional com lista fechada.
-Proporcional com lista flexível.
-Distrital.
-Distrital misto
-Em dois turnos.

Entendeu? “É que nem debentures? Saca debentures? É essa parada aí”. Quanto ao “fim do voto secreto” e o “fim da suplência”, é o “óbvio ululante” rodriguiano. Definir “corrupção dolosa como crime hediondo”, é mais fácil fazer um convênio com a delegacia mais próxima do Congresso.
Seguem - minhas – dúvidas: Vai ser tipo imposto de renda: a gente baixa o formulário, preenche e “envia”? Ou virá pelo correio com porte pré-pago? O manual de instruções segue o mesmo procedimento? Qual é o prazo de entrega?  A gente vai ter que fazer algum curso especial pra preencher o formulário? O tempo gasto neste trabalho pode ser contado para aposentadoria por tempo de serviço? Esse tempo poderá ser debitado - deduzido - do banco de horas das empregadas doméstica? O analfabeto como faz? Valida com sua impressão digital? Mas digital já não será o formulário?
Por enquanto é só.

A Quinta Turma do STJ negou o pedido do ex-ativista italiano Césare Battisti para que a Corte revisse sua condenação por uso de carimbos oficiais falsos do serviço de imigração brasileiro em passaportes estrangeiros. A legislação brasileira prevê até expulsão para quem falsifica documentos para obter entrada ou a permanência no país. O caso agora será analisado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. Para o STJ, não há dúvidas de que Battisti cometeu a infração, até porque houve confissão do crime. Leia

O Brasil arrumou uma saia justa com a Itália, quando Lula negou a extradição do Battisti, mesmo após o STF ter autorizado a extradição - confira. Agora taí, ó, de cara no chão. Essa criatura já deveria ter sido expulsa do Brasil, há muito. Já nos bastam os bandidos nacionais.

Alvo dos protestos que tomaram as ruas, o presidente do Senado, Renan Calheiros, terá de apresentar ao Ministério Público Federal explicações sobre os sete garçons que atuam no plenário da Casa e que recebem remunerações de até R$ 14,6 mil. A Procuradoria da República no Distrito Federal abriu um procedimento para investigar a suposta prática de improbidade administrativa na contratação, manutenção e remuneração dos sete servidores do Senado - três servem o cafezinho dos senadores exclusivamente no plenário e quatro atuam na copa contígua ao plenário. Leia

Será que explica? Sabe aquela história, quando a mulher flagra seu homem na cama com outra mulher? (ou vice-versa, para não me acusarem de porco chauvinista, expressão que até já saiu de moda) – E ele reage: “Mulher? Que mulher? Quem colocou essa mulher na nossa cama?”... Pois é o caso do Renan. Garçons? Que garçons? Quem colocou esses garçons em nossos gabinetes? Ele irá negar sempre, assim como fez quando negou a jornalista Mônica Veloso, com quem teve uma filha, e que recebia pensão alimentícia - de acordo com acusações – paga pela empreiteira Mendes Júnior. No final Mônica foi rotulada de “maria alguma coisa” - maneira modernosa de chamar alguém de puta - e Renan, o verdadeiro puto, foi absolvido por votação no Senado. Filha? Que filha? Quem colocou essa menina na barriga da Mônica?... deve ter sido a Mendes Junior.

Uma atitude, em meio a tanta falta de estilo

Numa época da vida achei que era importante ser um homem pontual.
Aos poucos, descobri, a pontualidade era pura perda de tempo.
Atrasar é a melhor forma de criar diques, atalhos contra a pressa.
Invenção original cujo único objetivo é retornar ao acaso.

Minha atração pelo atraso nunca perdeu de vista: prazer tem prazo.
Não é traço de caráter, fardo da nacionalidade, mas, formas do infinito.
Quando a velha senhora surgir: "Chegou tua hora"
Direi: "Agora não posso. Estou muito atrasado."
“Interpretação do atraso”, poema de Augusto Massi