*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

“Ninguém sabe hoje quem apoiará Dilma em 2014”
Rui Falcão, presidente do PT

A reforma política, que se tornou motivo das mais duras batalhas entre governo e oposição desde a recente onda de protestos, está ganhando fôlego nas redes sociais. Enquanto os políticos não se entendem, internautas estão criando grupos de discussão e até fazendo propostas para mudar, em alguns casos de forma radical, as estruturas políticas do país. Uma pesquisa com a expressão “reforma política” no Facebook aponta a existência de pelo menos 14 grupos sobre o assunto.

Uma das sugestões que mais têm circulado prevê o fim do voto secreto e da aposentadoria especial de deputados e senadores. No caso do voto secreto, o Congresso já se adiantou. Câmara e Senado aprovaram projetos acabando com essa modalidade de votação. Outras petições sugerem a extinção total ou parcial do Senado como meio de se economizar despesas e poupar a repetição de debates travados na Câmara. As propostas e os grupos recebem adesões aleatórias, e ainda não é possível prever seus resultados.

Mas as adesões às petições virtuais não são suficientes para mudar as leis. A Constituição estabelece que uma proposta de iniciativa popular precisa reunir mais de um milhão de assinaturas. Os apoios têm que ser entregues no Congresso, que passa a analisar o projeto. Leia.

Sei não! Acho que a coisa não funciona bem como parece ser: A petição on line, da AVAAZ.org – a qual assinei - criada para pedir a saída de Renan Calheiros da presidência do Senado, ultrapassou a marca de 1,5 milhão de assinaturas. O número é quase o dobro dos votos obtidos pelo peemedebista nas eleições 2010. Na oportunidade, Renan foi eleito com 840.809 votos. E, como tudo mundo vê nada aconteceu. Por isso que ás vezes dá pra pensar em coisas tipo extinção total ou parcial do Senado, conforme sugestão de alguns sites da rede, até por que - parodiando a pergunta que Fidel fez ao Bento XVI: O que faz o Senado?

Em tempo: A pergunta “O que faz um Papa?”, que Fidel fez a Bento XVI – em Março de 2012 - durante sua visita a Cuba, deve ter mexido com o santo Padre, pois quase um ano depois – em Fevereiro de 2013 - sua Santíssima pediu demissão. Quem sabe seria a hora de insistir na pergunta “O que faz um senado?” Vai que a turma... Pede não, né! Essa turma, que lá está, só sai sob pressão do STF... e mesmo assim, em ritmo de atualização do Windows: Aguarde, pois este procedimento pode demorar um pouco!  

No meio do caminho havia mais de 70 sítios arqueológicos, uma espécie de perereca em extinção, centenas de desapropriações, ações judiciais e chuva fora de época. São numerosas as justificativas dos governos estadual e federal para os atrasos nas obras do Arco Metropolitano do Rio, estratégico para a economia fluminense. Ligando Itaboraí a Itaguaí pela Baixada Fluminense, a previsão era que ele ficasse pronto em 2010. Três anos depois, o Arco ainda é, em grande parte, um longo caminho de barro, alguns trechos descontínuos asfaltados e outras incertezas...

Dentre tantos impedimentos O governo lembra que a descoberta de uma espécie de perereca ameaçada de extinção na interseção do Arco com a BR-465, próximo a Seropédica, provocou a paralisação de parte das obras por cerca de um ano e meio, exigindo a construção de um viaduto sobre o lago habitado pelo anfíbio. Leia

Perereca é sempre um assunto polêmico. Renan Calheiros, em 2007, teve sua carreira política ameaçada por uma perereca que além de nome, endereço e profissão, tinha também uma girininha fruto desse relacionamento anfíbio. Tempos atrás, a apresentadora do telejornal SBT Brasil, Rachel Sheherazade, entrou em rota de colisão com Mariana Gomes em função de sua tese de mestrado: “My pussy é o poder” - Leia - Abaixo, reproduzo a declaração da Sheherazade, pois infelizmente não consegui o link do telejornal, (retiraram do ar?):

Num projeto intitulado ‘My Pussy é o poder’, o funk carioca, que fere os meus ouvidos de morte, foi descrito como manifestação cultural. Pior é que ele é, pois se cultura é tudo o que o povo produz – do luxo, ao lixo -, funk é tão cultura quanto bossa nova. Sinal dos tempos, não é?! A tese da estudante Mariana Gomes abordou também a possível relação entre as divas do funk – do naipe de Valesca Popozuda e Tati Quebra Barraco – e o feminismo. Parece até piada. Com letras impronunciáveis para o horário e que mostram as mulheres como objeto sexual, as funkeiras estão anos-luz aquém do feminismo. O projeto se propõe a estudar tudo isso a fundo. Mas será que o assunto tem profundidade para tanto?

Mercadante, o articulador do caos - Na condição de articulador de iniciativas da doutora Dilma, o comissário Aloizio Mercadante patrocinou três lances de gênio. A saber:
1) A convocação de uma Constituinte exclusiva para fazer uma reforma política. Durou 24 horas.
2) A convocação de um plebiscito para que o eleitorado definisse os marcos da reforma. Durou duas semanas.
3) Com o copatrocínio do ministro Alexandre Padilha, da Saúde, propôs a reorganização do ensino médico, aumentando-o de seis para oito anos... Quem entende do assunto jura que essa iniciativa, que começaria a valer em 2015, terá o mesmo destino que a Constituinte e o plebiscito, pois é mais fácil mudar um cemitério de lugar do que alterar os currículos das faculdades de Medicina. - Elio Gaspari/O GloboLeia na íntegra

Antes que ele faça mais cagadas – Ops! – estripulias, troca esse cara pelos cinco torcedores do Corinthians, que ainda estão presos em Oruro, na Bolívia, ou pelo ex-técnico da CIA Edward Snowden, que está a deriva em um aeroporto de Moscou... aí, o Vasco tá sem técnico, quem sabe? Mas uma dúvida me aflige: Mercadante e Maduro são a mesma pessoa... com  perucas - diferentes?  

Tá certo isso Arnaldo?: A remoção de 334 árvores da Mata Atlântica causou constrangimento na prefeitura de Niterói e reações indignadas de ambientalistas. Uma denúncia levou fiscais do Instituto Estadual do Ambiente a flagrarem, na última segunda-feira, o desmatamento de um terreno da Paróquia de São Sebastião de Itaipu, na Região Oceânica de Niterói.

Ao órgão ambiental, a igreja justificou que precisava limpar a área para celebrar uma missa campal durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ). A paróquia se prepara para receber 800 peregrinos. O vice-prefeito de Niterói, Axel Grael, disse ontem que o episódio é “lamentável” e negou que a prefeitura tenha dado autorização para o corte num terreno às margens do Parque Estadual da Serra da Tiririca, uma unidade de conservação estadual: Um evento destinado à juventude deveria ter caráter educativo e, portanto, compromisso com o meio ambiente e com o futuro. É óbvio que a supressão contraria a legislação. O diretor de Biodiversidade e Áreas Protegidas do Inea, André Ilha, afirmou que o órgão ambiental “... jamais daria autorização... é uma área de amortecimento do Parque da Tiririca. A gente não autorizaria de jeito nenhum. É um fragmento de Mata Atlântica. Vamos autuá-los. Precisamos saber se houve ou não autorização. Leia

O Ministério da Justiça multou nesta terça-feira (9), em cerca de R$ 5 milhões as empresas Vivo, TIM e Sistema de Alimentos e Bebidas do Brasil Ltda, ligada à Coca-Cola, por publicidade enganosa. A maior penalidade foi aplicada contra a Vivo, no valor de R$ 2,26 milhões, por propaganda enganosa durante a campanha publicitária “Vivo de Natal”. Leia

E no Congresso, não vai nada?