*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

“A resposta à vida humana não pode ser encontrada dentro dos limites de uma vida.” de Carl Jung, citado no livro “A Física da Alma” de A. Goswami.


A função “Viver” tem um bug existencial. Um paradoxo que, como diriam nossos patrícios, é bestial: se por um lado é condição sine qua non, regra pétrea que determina, ser preciso estar Vivo para “se Morrer”, por outro é necessário, também, estar Vivo para “se Viver”.

Agora é segunda-feira, dia 30. São 5:40 da matina. Vou pisando manso, procurando não fazer barulho na casa – ninguém mora ou existe plenamente sozinho – vou que meio desconfiado, tateando afrente, pois a visão ainda está um pouco turva, e é primordial não acender nenhuma luz, portanto neste caso o bom censo recomenda não reiniciar no tranco, é preciso ir devagar... e devagarinho assim, quase que em slow motion, preciso recomeçar este blog. Tenho que vencer minha inércia e apertar o play da função “se Viver”, que sei fará também disparar o “se Morrer”, pois nós, humanas criaturas, só nos realizamos na incongruência deste paradoxo. Faz parte da regra; é bestial... tá ligado?

Pra compensar esse imbróglio existencial, neguinho inventou o saudade.sem, um tipo de facebook.com do espírito, que nos induz a clicar em “vale a pena curtir este jogo”, mesmo que as regras do “se Viver & se Morrer”, às vezes não sejam muito claras, escritas em letras miudinhas nas entrelinhas do Etéreo.

Mas vamos se apressar, pois já tá passando da hora do #vamuproQ&M ser postado e gente vai acabar chegando atrasado... sei lá aonde. Porém antes de pegar esse bonde quero lembrar à minha querida Tasmânia para que não se esqueça do combinado: “Um dia a gente ainda vai rir muito disso tudo... tin tin! CDantas

Avaliação positiva do governo Dilma sobe de 31% para 37%, aponta Ibope - Pesquisa foi encomendada pela CNI e divulgada nesta sexta-feira (27). Aprovação pessoal da presidente Dilma também subiu de 45% para 54%.

Animada com os resultados a danadinha “reativou nesta sexta-feira (27) a conta na rede social Twitter que usava na campanha para as eleições de 2010. Ela se reuniu no final desta manhã com o humorista Jéferson Monteiro, de 23 anos, autor do perfil "Dilma Bolada", personagem satírico da presidente no Twitter. Durante o encontro no gabinete presidencial no Palácio do Planalto, eles trocaram mensagens, cada um usando um notebook. [...] Nas primeiras postagens após voltar ao Twitter, Dilma interagiu de maneira bem humorada com o perfil Dilma Bolada: Bom dia linda maravilhosa, sempre acompanhei vc. Mas não me dê bom dia. Mas me dê bons resultados, escreveu a presidente”. Leia na íntegra.

Já que ninguém até agora se mexeu, o Q&M resolveu listar alguns resultados: Mais da metade dos municípios brasileiros não controla os serviços de abastecimento de água tratada e saneamento básico oferecidos à população. A informação é da pesquisa "Saneamento Básico – Regulação 2013", lançada nesta segunda-feira (19) durante o 8º Congresso da Associação Brasileira das Agências de Regulação, que acontece em Fortaleza.

Das 5.570 cidades do país, apenas 2.716 possuem regulação -- o que corresponde a 48% do total. Regulação é o nome dado a atividades de fiscalização e acompanhamento da qualidade dos serviços de água e esgoto e de definição de regras para os reajustes de tarifas. Criadas por meio de leis, as agências reguladoras devem regular os serviços essenciais prestados por empresas públicas, de capital misto ou privado. [...] "Quando não há agência regulando, a empresa prestadora do serviço fica livre para fazer como quer”. Leia.  

Não acabou: 43% das residências não têm rede de esgoto, segundo Pnad – O acesso à rede de tratamento de esgoto no país cresceu apenas 2,1 pontos percentuais entre 2011 e 2012, segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios, divulgada nesta sexta-feira (27) pelo IBGE. Leia

Callllma que tem mais: “Postos de saúde de Pelotas, no Sul do Rio Grande do Sul, estão sendo obrigados a suspender atendimentos simples por causa da falta de material básico de enfermagem. Ilustrativa da precariedade da saúde pública, a situação ocorre no posto Dr. Breno Antunes Nunes, na praia do Laranjal. A única unidade de saúde do bairro onde vivem 12 mil pessoas não tem gaze. “Nós orientamos o paciente a tentar trazer de casa algum material básico de curativo”, diz o médico que atende no local, Rodrigo Feijó”. Leia – é bom lembrar que, este, é um entre centenas de postos de saúde na mesma situação, ou talvez até pior, Brasil afora.  E a Saúde é Federal, pois mesmo que possa não parecer, tá lá na Constituição, que esta semana faz 25 que foi promulgada, mas baixa o faixo pois não há motivos para comemoração .

Tá todo mundo de prova... foi ela mesma que sugeriu.

Quatro anos após afirmar que o Brasil estava “decolando”, a revista britânica “The Economist” se pergunta, na reportagem de capa de sua edição de 28 de setembro para a Ásia e América Latina (clique aqui para ler a reportagem, em inglês), se o país “estragou tudo”. (Na edição para Estados Unidos e Europa, a capa da publicação fala sobre "a nova face do terrorismo").

Em novembro de 2009, uma reportagem de capa de 14 páginas afirmava que o Brasil estava em alta, tendo sido um dos últimos a entrar na crise financeira mundial de 2008 e um dos primeiros a sair. "Sua economia está crescendo novamente a uma taxa anualizada de 5%. E o crescimento deve acelerar nos próximos anos, quando novas grandes reservas de petróleo em águas profundas começarem a produzir e enquanto os países asiáticos ainda têm fome pela comida e minerais do solo vasto e rico do Brasil", diz a "Economist" à época. Já na publicação deste ano a revista aponta que o crescimento econômico está travado, e se pergunta se a presidente Dilma Rousseff conseguirá “religar os motores”.
Enviado por Sérgio Chear Leia

Estupefata com a reportagem da Economist, a presidenta Dilma Rousseff voltou à tribuna da ONU para acusar a revista de espionar a incompetência de seu governo. "A matéria é uma afronta aos direitos humanos. Precisamos de um marco regulatório para que o jornalismo mundial não cometa atrocidades como essa", discursou, para um plenário vazio.

De volta ao país, a mandatária passou um pito na equipe econômica: "Pedi para o Mantega criptografar os balanços econômicos. Nem isso aquele boco-moco soube fazer", berrou. Em seguida, Dilma passou para a Abin a tarefa de encontrar um brasileiro que tenha lido reportagem da Economist antes de compartilhá-la no Facebook. Até o fechamento desta edição do piauí Herald, a agência não havia logrado êxito.  revistapiau/blogs/i-piauiHerald

Segundo o portal O Globo, 28, Dilma diz no Twitter que The Economist está desinformada - Presidente defendeu sua administração afirmando que o Brasil é a terceira economia que mais cresceu no mundo no segundo trimestre.

Porém, O jornal Financial Times acaba de publicar a lista das 50 marcas empresariais mais valiosas da América Latina. A grande surpresa ficou por conta do Banco do Brasil, que em 2012 foi a 9ª marca mais valiosa da América Latina e este ano caiu para a 36ª posição. O valor da marca BB despencou quase 70% num só ano. Aliás... A marca Petrobras também derrapou: 45% entre 2012 e 2013. Ancelmo Gois/O Globo

Merrequinha! Isso é coisa que a Dilma desmente rapidinho e em 140 caracteres, na sua conta no Twitter.

O Brasil é hoje a sétima maior economia mundial, mas ainda está muito distante dos primeiros colocados em rankings de indicadores de extrema importância, como renda per capita, competitividade, Índice de Desenvolvimento Humano - IDH - e capacidade de se fazer negócios. Com PIB, per capita, de US$ 11.339,5 em 2012, segundo dados do Banco Mundial, o Brasil ocupava a 53ª posição na lista de 214 países. No ranking do IDH, o país se manteve estagnado no 85º lugar em 2011, último dado disponível, de 187 países, dentro do grupo dos países de desenvolvimento humano elevado. “O alerta que os indicadores trazem é que o Brasil não tem uma estratégia clara de crescimento. A sensação é que a estratégia vai sendo definida a cada dia, ao sabor do vento”, disse Marcelo Moura, economista e professor do Insper. Leia

Falando em “já sabia”: Joaquim Barbosa está nos EUA participando de um encontro com juízes de Suprema Corte do mundo inteiro. É a primeira vez que um brasileiro é convidado. Barbosa se surpreendeu como os juízes estrangeiros estavam bem informados sobre detalhes do julgamento do mensalão. Ancelmo Gois/O Globo.

Desculpe-me o mestre Ancelmo pelo abuso, mas vou dar um pitaco na sua nota: Além de ser “a primeira vez que um brasileiro é convidado”, ele também é o primeiro negro etc. etc... Dá-lhe Negão! A filha do búlgaro Pedro Rousseff deve estar bolada: Como é que os juízes, do mundo inteiro, podem estar tão bem informados sobre detalhes do julgamento do mensalão... ?! Emails para abin.gov.br

E por falar nisso: “Abin admite monitorar dados de redes sociais para investigações - Assim como os Estados Unidos, o Brasil também conta com uma agência responsável pelos serviços de inteligência no país. Trata-se da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). De acordo com site da própria Abin, o termo Inteligência é entendido como "as situações das realidades nacional e internacional, visando à produção de conhecimentos de interesse do Estado e da sociedade".  No mês de junho, um reportagem publicada pelo jornal O Estado de S.Paulo apontou que a agência brasileira estava montando uma rede para monitorar internet. Dois meses após a notícia, o reportagem do Portal EBC conseguiu confirmar, via pedido pela Lei de Acesso à Informação (LAI), que a Abin realmente monitora redes sociais”. Leia

E agora? Quem vai denunciar a Abin na ONU? Tá parecendo coisa de comadre, papo de vagabubdo em mesa de bilhar.
A roupa suja da cuja se lava no meio da rua
Despudorada, dada, à danada agrada andar seminua
Ai, a primeira dama, o primeiro drama, o primeiro amor

Carlos amava Dora que amava Lia que amava Léa que amava Paulo
Que amava Juca que amava Dora que amava
Carlos que amava Dora que amava toda a quadrilha
Trechos dos versos da música “Flor da idade” de Chico Buarque, para o filme Vai trabalhar vagabundo.

Nota de rodapé: "Imiscuir-se desta forma na vida de outros países fere o Direito Internacional e afronta os princípios que devem regeras relações entre eles, sobretudo entre nações amigas" - Dilma Rousseff em discurso na ONU, acusando os EUA de, ao espionar o Brasil, violarem os direitos humano.

E para espantar os bugs da Vida...

A WTA confirmou nesta segunda-feira, [23], que mais duas tenistas estão classificadas para o Masters, torneio que reúne as oito melhores jogadoras da temporada e que será disputado em outubro na cidade de Istambul, na Turquia. A russa Maria Sharapova e sei lá mais quem, obtiveram as suas vagas etc. etc... Se quiser pode conferir a notícia aqui, mas é perda de tempo e ponto final.

Notinha de rodapé do Ricardo Noblat: “Saio hoje do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde estou desde o dia 27 de agosto. Carrego três pontes que penduraram no meu coração - nenhuma delas superfaturada. Por exigência médica ficarei mais uma semana em São Paulo, nas imediações do Sírio. Agradeço os votos, a reza e a torcida de todos”.