*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 4 de setembro de 2013

“Não tenha pressa, mas também não perca tempo”
José Saramago

O presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves, afirmou nesta segunda-feira (2), por meio de nota oficial, que irá solicitar que o plenário do STF julgue urgentemente a liminar concedida pelo ministro Luís Roberto Barroso que suspendeu os efeitos da sessão que rejeitou cassar o mandato do deputado Natan Donadon. A decisão de Barroso vale até que o plenário do Supremo julgue em definitivo o pedido de suspensão dos efeitos da sessão, formulado pelo deputado Carlos Sampaio. “A presidência da Câmara dos Deputados solicitará a urgente decisão do pleno do STF sobre o mérito da questão. Ressalte-se que o sr. Natan Donadon já foi afastado do exercício do mandato e o suplente empossado”, diz a nota.

Agora neguinho quer pressa? Henrique Alves poderia ter decido pela cassação sem precisar ter levado a questão à plenário, evitando assim toda essa, como está na moda, chicana política. Como diria minha vó, Da. Elizabeth, a primeira e única – pelo menos por parte de mãe: “Quem insistir em agradar a gregos e a troianos, com certeza irá embalar Matheus, filho espúrio desta libidinagem”.

Da. Elizabeth, de uma só tacada, juntou em um só pensamento duas expressões idiomáticas de origem histórica: “Agradar a gregos e troianos” e “Quem pariu Matheus que o embale”. Questionada uma vez pelo, ainda radialista, Garotinho(*), ela disse que “estas expressões não teriam uma origem definida e que ela fazia, com elas, o que bem entendesse... e que se f##am os políticos”. Uma sábia!
(*) O nome completo do meliante – Ops! – do, hoje, deputado Garotinho é: Anthony William Garotinho Matheus de Oliveira. (confira)

A principio e a propósito: Quando o Supremo Tribunal Federal ordenar as prisões dos condenados no mensalão, incluindo quatro deputados federais, um novo estabelecimento prisional deverá estar disponível para abrigar em Brasília os réus sentenciados a penas no regime semiaberto. Estão em fase avançada as obras de ampliação do Centro de Progressão Penitenciária, que contará com 600 vagas no regime semiaberto e custará R$ 3,4 milhões. "O contrato de construção da obra já está em fase de execução", informou o subsecretário do sistema penitenciário do Distrito Federal, Claudio de Moura Magalhães, em nota divulgada na tarde de ontem. Leia

A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor do Ministério Público do RS pediu à Justiça nesta sexta-feira que determine a apreensão de todos os lotes de produtos das marcas Elegê e Batavo, produzidos pela Brasil Foods e que tenham presença de álcool etílico em sua composição. Segundo o MP, foi detectado um volume aproximado de 33,5 mil litros de leite contaminado. Leia

Calma gente! É bom não se afobar nestas horas. Leite com álcool é uma coisa pra pensar com muita calma. O leite é um alimento saudável e o álcool, bem, o álcool não precisa de apresentações. Neguinho não inventou a caipirinha com limão, com caju, morango, maracujá e o escambau? Café com conhaque e uísque é muito comum em dias e/ou lugares frios. Não andam querendo empurrar-nos, goela abaixo, cerveja com chocolate, ervas, flores, mel e pasmem, até o próprio leite? Duvida? Confira aqui. Então, porque não vodca com leite? É só trabalhar na calibragem e adequar as graduações. E ainda teria a vantagem de não deixar aquele bafo horrível... de leite.

Um plano de ligar o Mar Vermelho com o Mar Morto pode salvar este último da evaporação total e levar água dessalinizada a bairros com pouco abastecimento em Israel, Jordânia e Palestina. Mas ambientalistas alertam que o projeto “Vermelho-Morto” pode ter consequências terríveis, alterando a química particular do lago de água salgada que fica no ponto mais baixo da Terra. O primeiro ministro da Jordânia, Abdullah Nsur, disse que seu governo havia decidido seguir em frente com o projeto de US$ 980 milhões de dólares, que daria à Jordânia 100 milhões de metros cúbicos de água por ano. Leia

Fácil os ambientalistas resolverem essa. É só contratar o mesmo consórcio incumbido de realizar a transposição das águas do rio São Francisco, que a ligação Mar Vermelho & Mar Morto nunca será concluída. Ainda dá pro seu Nsur levar uns trocados. 

A CNBB, anuncia amanhã [3], que entra no “Eleições Limpas”, projeto de iniciativa popular para reforma política. O evento ocorrerá às 14h, na sede da CNBB, em Brasília. Idealizado pelo Instituto Atuação, Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE) e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), o projeto terá também a adesão de movimentos sociais, como CUT, UNE, Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj) e Plataforma, entre outros.

O Eleições Limpas prevê o fim do financiamento de campanhas eleitorais por empresas privadas, determina limite para doação de pessoa física para partidos e eleição para o Legislativo em dois turnos, além de mais liberdade de expressão dos cidadãos em relação ao debate eleitoral. A proposta sugere ainda que a eleição ocorra em duas etapas. O primeiro turno da eleição aconteceria com as pessoas votando em partidos e depois em candidatos.

A Avaaz, uma das maiores organizações de abaixo-assinados on-line, iniciou uma campanha na internet para pedir apoio para aprovação do projeto. As assinaturas online já passam de 160 mil. É a primeira vez que assinaturas eletrônicas estão valendo juridicamente para um projeto de iniciativa popular. O projeto está buscando levantar 1,6 milhão de assinaturas para levar a proposta ao Congresso Nacional. Enviado por Jorge Antonio Barros, para Ancelmo Gois/O Globo


Nota de rodapé: A reação do governo boliviano, cobrando explicações sobre a fuga do senador Roger Pinto e sua extradição, segundo um ministro próximo à presidente Dilma, está dentro do script. Estranho seria se não protestassem. O governo não crê em maiores consequências. Afinal de contas, o presidente Evo Morales desapropriou a Petrobras, no governo Lula, e o Brasil não declarou guerra. Ilimar Franco/O Globo