*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Fale suavemente, mas carregue um porrete" era a receita do presidente (1901 a 1909) americano Theodore Roosevelt para o sucesso na política externa. Barack Obama fala suavemente, como se viu na sua visita recente ao Brasil, mas não descartou o porrete como arma política que herdou dos seus antecessores, [...]. Tudo se repete na Líbia, a começar pela hipocrisia da indignação seletiva: alguns tiranos antes tolerados, quando não abertamente apoiados como o Saddam, passam a ser inaceitáveis e atacáveis enquanto o porrete poupa outros, que ainda servem.

Depois virão as baixas civis denunciadas por um lado e negadas pelo outro, as fotos de crianças mutiladas, as discussões sobre a eficiência ou não dos ataques aéreos "cirúrgicos", etc. E teremos mais um exemplo dessa contribuição moderna às táticas de guerra, a estranha doutrina do bombardeio humanitário.[..] - Luis Fernando Verissimo - O Estado de S.Paulo – 23.03.11

Uma triste rotina das humanas criaturas

Às vésperas de sua apresentação no Rio de Janeiro, Paul McCartney está apavorado! “Será que também vão querer me levar na Cidade de Deus, caramba?” A comunidade só pensa nisso: se, a cada dois meses, uma grande personalidade internacional aparecesse por lá, em um ano a favela seria um lugar mais arrumado pra se morar sossegado.

Não que, por conta da visita de Barack Obama, muita coisa tenha mudado na paisagem, mas só de ver lixeiros, mata-mosquitos e tapa-buracos nas ruas, a galera de lá bateria palmas pra qualquer visita oficial.

Não é pra qualquer um! O Governo do Estado só leva de Madonna pra cima ao seu principal cartão postal: as comunidades pacificadas pela polícia, justo motivo de orgulho de todo o balneário. [...] - Tuttyvasquez - Estadãonline 22.-3.11

Olhando assim não deixa de ser bom. O que fica meio estranho é porque precisamos levar tanta celebridade em visitas as favelas. Será que precisamos do aval de fora pra dizer: -Ok, gosto do trabalho que estão fazendo. Muito bom, ok! Amo vocês, muito obrigado Rio.

Diriam os “políticamente corretos”: marketing político para o desenvolvimento turístico. Desfazer a imagem de uma cidade violenta que dominou o tráfico e socializou as favelas. Mas se nem a gente acredita muito nisso, você acha que elas, as celebridades vão engolir essa?
Vale mesmo é para o povo da comunidade que se esbalda, que nem pinto no lixo. São Papas, presidentes, madonas, cineastas, picaretas – Ops – Erro nosso – representantes de ONGs e vai por aí, formando um desfile multifacetado de alegorias. Parece um Face Book ao vivo, reunindo em um grupo, os mais esquizofrênicos perfis. Além, lógico, dos lixeiros, mata-mosquitos, tapa-buracos nas ruas...”

O significado da expressão “primeiro mundo”: Estes dias vi numa destas reportagens sobre a tragédia no Japão - são tantas que não me lembro exatamente em que canal – mas que me impressionou pelo seguinte: um japonês, de meia idade, estava sendo entrevistado por um repórter da TV no meio de um caos total, mas muito emocionado quase não conseguia falar, então o repórter perguntou o que o deixava tão triste, tão emocionado, se ele havia perdido algum parente ou algo assim, ao que ele respondeu: -Estou triste porque em todo esse meu tempo de vida nunca tinha visto pessoas catando comida no lixo, principalmente crianças.

O significado da expressão “donos do mundo”: O conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, Tom Donilon (...) afirmou que os EUA e seus aliados tiveram um "bom primeiro dia" na intervenção militar na Líbia [...]. - G1 21.03.11

Nenhum comentário:

Postar um comentário