*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

"omertà"

"Não olvida o julgador que, entre os acusados, encontra-se ex-Presidente da República, com o que a propositura da denúncia e o seu recebimento podem dar azo a celeumas de toda a espécie. Tais celeumas, porém, ocorrem fora do processo. Dentro, o que se espera é observância estrita do devido processo legal, independentemente do cargo outrora ocupado pelo acusado.

É durante o trâmite da ação penal que o ex-Presidente poderá exercer livremente a sua defesa, assim como será durante ele que caberá à Acusação produzir a prova acima de qualquer dúvida razoável de suas alegações caso pretenda a condenação. O processo é, portanto, uma oportunidade para ambas as partes" Trecho do despacho de Sergio Moro no acatamento da denuncia de Lula 

"Vultuosos valores ilícitos" - A nota da PF sobre a Omertà diz:
Há indícios de que o ex-ministro (Antonio Palocci) atuou de forma direta a propiciar vantagens econômicas ao grupo empresarial (Odebrecht) nas mais diversas áreas de contratação com o Poder Público, tendo sido ele próprio e personagens de seu grupo político (PT) beneficiados com vultosos valores ilícitos.”
As investigações apontam ainda que dentre as negociações estão tratativas entre o grupo Odebrecht e o ex-ministro para a tentativa de aprovação do projeto de lei de conversão da MP 460/2009, que resultaria em imensos benefícios fiscais, aumento da linha de crédito junto ao BNDES para país africano com a qual a empresa tinha relações comerciais (E Lula? E Franklin Martins?), além de interferência em licitações da Petrobras para aquisição de 21 navios sonda para exploração da camada pré-sal.
“Angola é Lula”... Antonio Palocci recebeu propina para que o BNDES liberasse empréstimos à Odebrecht em Angola. Angola é Lula. Angola é João Santana. Angola é Franklin Martins.
Em 2012, ao fazer uma reportagem em Angola sobre a participação de João Santana na eleição local, a BBC “ouviu de pessoas próximas à cúpula do MPLA, o partido do presidente angolano, que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi decisivo para a sua escolha como chefe da campanha. Lula esteve no país em junho de 2011, quando se reuniu no mesmo dia com o presidente angolano e com o então presidente da Odebrecht, Emílio Odebrecht. Naquela viagem, paga pela Odebrecht, Lula ainda visitou uma obra da empresa”.
Casa Civil na cadeia - Além de Antonio Palocci, a PF prendeu também seus dois principais assessores na Casa Civil, Juscelino Dourado e Branislav Kontic.
“Defesa unida jamais será vencida” - Antonio Palocci tem o mesmo advogado de Lula e de Guido Mantega. Na máfia, um criminoso protege o outro. Esse é o significado de omertà.
Palocci no BNDES (e Lula?) - O mandado de prisão contra Antonio Palocci acusa-o de envolvimento em fraude para empréstimo do BNDES a um país africano. A ordem partiu do comandante máximo?
O Antagonista

Nota de rodapé – Omertà (do latim humilitas; "humildade") é um termo da língua napolitana que define um código de honra de organizações mafiosas do Sul da Itália. Fundamenta-se num forte sentido de família e num voto de silêncio que impede cooperar com autoridades policiais ou judiciárias, seja em direta relação pessoal como quando fatos envolvem terceiros. A omertà existe além do Sul da Itália peninsular também nas três grandes ilhas: Sicília, Sardenha e Córsega – fonte wikipédia