*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

Em clima de Natal

É um fenômeno curioso: o país ergue-se indignado, moureja o dia inteiro indignado, come, bebe e diverte-se indignado, mas não passa disto. Falta-lhe o romantismo cívico da agressão. Somos, socialmente, uma coletividade pacífica de revoltadosDe Miguel Torga - pseudônimo de Adolfo Correia da Rocha – que foi um escritor e médico português do século XX.

   
O Governo do Estado do Rio irá parcelar o pagamento dos servidores em até nove vezes. A informação foi dada com exclusividade pela Globonews. Neste ano, os pagamentos serão de, no máximo, R$ 640. Não há previsão para o pagamento do 13º salário. Todo esse plano pode ser modificado caso uma nova decisão judicial bloqueie as contas do governo. De acordo com o planejamento do governo estadual, o primeiro pagamento acontecerá em 23 de dezembro. Nesta data serão depositados R$ 370. A previsão do governo é depositar ainda a segunda parcela, de R$ 270, no dia 29 deste mês. No máximo, R$ 640 serão pagos ainda este ano aos servidores estaduais. CONFERE LÁ
Mesmo que os estados brasileiros sejam submetidos a um regime de teto de gastos públicos semelhante ao que foi aprovado para a União, eles terão de conviver com uma crise fiscal por pelo menos mais cinco anos, tempo necessário para que as medidas revertam gradualmente o desequilíbrio e os governos voltem a fazer superávit primário (a economia para pagar os juros da dívida) em níveis sustentáveis. Essa é a conclusão de estudo realizado pelo economista Pedro Schneider, do Banco Itaú. CONFERE LÁ
Enquanto isso... Na conta de gente do ramo, a Odebrecht gastará, ao fim do processo, uns R$ 15 bilhões, a maioria em multas, para se livrar da Operação Lava-Jato. O mesmo entendido também desconfia de que foi tanto dinheiro de propina circulando no país que, certamente, teve banco fazendo vista grossa nessas tenebrosas transações. Ancelmo Gois/O Globo
-O que mais me espanta em tudo isso é a passividade do nosso povo.

O fundador e presidente do Facebook, Mark Zuckerberg, sublinhou que as primeiras ações contra a disseminação de notícias falsas na plataforma são "um teste precoce" e afirmou:
"Eu vou manter um olhar atento para garantir que estamos combatendo 'spam' e golpes, e não limitando a liberdade de expressão das pessoas.". Foi em resposta às primeiras reações do jornalismo mais à direta nos EUA, que questionou o Facebook pela decisão de começar a sinalizar notícias consideradas falsas por seus usuários e por serviços de checagem. CONFERE LÁ
Aliás e a propósito: A decisão de Eduardo Paes de não se mudar de vez para Nova York, onde daria aulas na Universidade de Columbia, em 2017, periga transformá-lo em um sem-teto. Ele tinha vendido sua casa no Rio - parte desse dinheiro foi bloqueado pela Justiça - e alugado um apartamento em NY, onde Cristiane, sua mulher, e seus dois filhos já moram desde meados deste ano. -Agora, eu descobri que não tenho nem telefone celular... Aliás, o prefeito eleito Marcelo Crivella, como bom samaritano, propôs que Paes ficasse mais um tempo na Gávea Pequena, residência oficial do alcaide. Paes achou melhor recusar, claro. Ancelmo Gois/O Globo
Mas... Apesar de até já ter anunciado oficialmente, Eduardo Paes desistiu de dar aulas na Universidade de Columbia, em Nova York, em 2017.  Assim que deixar a prefeitura,Paes, contudo, segue para Nova York, onde Cristiane, sua mulher, e seus dois filhos já moram desde meados deste ano. Nos planos de Paes, 2017 será um ano em que se dividirá entre Rio de Janeiro e NY. Diz Paes: Aulas me segurariam demais. Minha ideia é ter mais liberdade para ir e voltar. Já avisei Columbia dessa decisão. Lauro Jardim/O Globo
   
Não é bolinho não!
   
   
"Eu perdi meu emprego, perdi a minha moradia, e aí você vem querer me acusar, falar alguma coisa contra mim? Como é que você sustentaria a sua família? Você nunca passou por isso! Quem é você para falar alguma coisa contra mim? Vocês são um bando de lixo! Isso que vocês são. O que vocês estão fazendo, fizeram com nosso país, isso é coisa de lixo!... Após todos esses fatos, eu passar por uma tremenda dificuldade, eu fui procurado por um partido político, que me convidou, e foi assim que foi o ingresso na minha vida política"  José Afonso Pinheiro, ex-zelador do condomínio em que fica o tríplex no Guarujá, arrolado como testemunha de acusação na ação penal  contra Lula e Marisa Letícia – dirigindo se aos advogados de defesa do o ex-presidente, em audiência, realizada por videoconferência, na Justiça Federal em Curitiba, nesta sexta-feira (16) 

Aos poucos, Carmen Lúcia vai marcando seu jeito de agir num momento em que entrevistas, comentários e respostas vão alimentando crises e a tensão no ambiente. A presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) repetiu o roteiro por ela adotado em outro momento de tensão entre o Legislativo e o Judiciário: simplesmente, evitou encontros ou conversas para tratar do assunto.
Foi assim que ela não atendeu nesta quinta-feira a uma ligação do presidente do Senado, Renan Calheiros na tarde desta quinta-feira (15). Renan havia anunciado que, juntamente com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, iria ter uma conversa com Carmen Lúcia para tratar do mandado de segurança com liminar do ministro Luis Fux, que mandou voltar à Câmara o projeto sobre as dez medidas de combate à corrupção. CONFERE LÁ