*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 5 de julho de 2017

“O pau que nasce torto” e “as janelas quebradas”

   
O Conselho Nacional de Trânsito, órgão ligado ao Ministério das Cidades, decidiu que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) fora da validade poderá ser usada como um documento de identificação. Estabelecimentos públicos, como bancos e aeroportos, devem acatar a resolução.
Em ofício enviado aos dirigentes dos órgãos e endades da administração federal, estadual e municipal, o presidente do conselho Elmer Coelho Vicenzi orienta que todos os órgãos públicos aceitem a CNH vencida – Leia na íntegra

-Ontem, aqui no bloginho, comentamos - sobre o imbróglio na aquisição de uma tornozeleira eletrônica para o meliante Rodrigo Rocha Loures: “O pau que nasce torto morre torto”. Até na hora da prisão de um meliante a “autoridade”, mostra toda a sua “tortuosidade” furando a “fila das tornozeleiras” – confere lá - Agora mais essa: “CNH fora da validade poderá ser usada como um documento de identificação”.

Existe uma teoria chamada “A teoria das janelas quebradas” - broken windows theory - adotada como modelo norte-americano de política de segurança pública no enfrentamento e combate ao crime, tendo como visão fundamental a desordem como fator de elevação dos índices da criminalidade.
Nesse sentido, apregoa tal teoria que, se não forem reprimidos, os pequenos delitos ou contravenções conduzem, inevitavelmente, a condutas criminosas mais graves, em vista do descaso estatal em punir os responsáveis pelos crimes menos graves. Torna-se necessária, então, a efetiva atuação estatal no combate à criminalidade, seja ela a microcriminalidade ou a macrocriminalidade.

Pela tendência das decisões das nossas nobres autoridades – seja lá em que instância ocorrer - em breve teremos a sensação de que o prédio, onde habita a República Brasileira, está abandonado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário