*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Cartas

Todas as cartas de amor são ridículas.
Não seriam cartas de amor se não fossem ridículas
Fernando Pessoa

   
O ex-ministro Antonio Palocci se adiantou ao procedimento de expulsão iniciado pelo PT na semana passada e pediu desfiliação do partido. Em uma carta de quatro páginas, Palocci diz que decidiu colaborar com a Justiça e sugere que o PT faça o mesmo por meio de um acordo de leniência entre o partido e a Lava-Jato. O ex-ministro aproveitou para atacar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em nota, Lula disse que Palocci inventa acusações sem prova para obter acordo.
"Até quando vamos fingir acreditar na autoproclamação do 'homem mais honesto do país' enquanto os presentes, os sítios, os apartamentos e até o prédio do Instituto (!!!) são atribuídos a Dona Marisa? Afinal, somos um partido sob a liderança de pessoas de carne e osso ou somos uma seita guiada por uma pretensa divindade?... ‘O cara', nas palavras de Barack Obama, dissociou-se definitivamente do menino retirante para navegar no terreno pantanoso do sucesso sem crítica, do 'tudo pode', do poder sem limites, onde a corrupção, os desvios, as disfunções que se acumulam são apenas detalhes, notas de rodapé no cenário entorpecido dos petrodólares que pagarão a tudo e a todos", escreveu Palocci – Leia na íntegra

Em 2002, Antonio Palocci ajudou o então candidato Lula a escrever a Carta aos Brasileiros, aquela que soou como um carimbo no passaporte do futuro presidente da República. Foi a senha que deu ao país, em especial à classe média, a garantia de que o PT não romperia contratos se assumisse o poder.
Agora, num tom duríssimo, Palocci praticamente recusa o visto para que Lula se candidate a um novo mandato. Sua nova carta praticamente desarma o discurso de Lula.
A carta, certamente, será usada nas redes, no horário eleitoral e onde mais o ex-presidente se apresentar pedindo votos no ano que vem. Internamente, embora os petistas minimizem de público as críticas do agora ex-petista Palocci, há quem diga que o estrago está feito. Lula já estava cercado de dúvidas sobre uma nova candidatura em 2018.
Agora, diante da carta de Palocci, a situação se complicou ainda mais. O PT, entretanto, vai cobrar provas de Palocci, assim como a Justiça. Se o Italiano tiver algum dado mais concreto de que tudo o que diz é a mais pura verdade, resta ao PT a leniência sugerida por Palocci. Será, então, a terceira carta. A do pedido de desculpas à Nação, algo que até agora o Partido dos Trabalhadores não fez. Aliás, nenhum deles. Vejamos os próximos capítulos - Denise Rothenburg/Correio Braziliense

Carta de rodapé: “Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes.
Sigo o destino que me é imposto. Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social... Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado...
Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com perdão. E aos que pensam que me derrotam respondo com a minha vitória... Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do seu resgate...  O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história.”
Trechos da “carta-testamento” de Getúlio Vargas, em 24 de agosto de 1954. Mudando uma coisinha aqui outra acolá essa poderia ser a “carta réplica” de... deixa pra lá, melhor não se meter nisso né mesmo?
Como dizia minha vó, Da Elizabeth, a primeira e única, pelo menos por parte de mãe: “Meu filho se Abraham Lincoln conhecesse os meandros da política brasileira teria dito: Você pode enganar algumas pessoas o tempo todo ou todas as pessoas durante algum tempo, mas se você enganar todas as pessoas o tempo todo elas vão acabar acreditando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário