*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

sábado, 23 de setembro de 2017

Especial – O Sabadão das “Mulheres Sapiens”

São demais os perigos desta vida
Para quem tem paixão, principalmente
Quando uma lua surge de repente
E se deixa no céu, como esquecida.
E se ao luar que atua desvairado
Vem se unir uma música qualquer
Aí então é preciso ter cuidado
Porque deve andar perto uma mulher.
Trechos do poema “Soneto do Corifeu” de Vinicius de Moraes

   
Com a posse da nova procuradora-geral da República, agora são quatro as mulheres à frente de alguns dos principais cargos do país: Raquel Dodge se junta à presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cármen Lúcia; à presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Laurita Vaz; e a Grace Mendonça, advogada-geral da União. Das quatro, apenas Cármen Lúcia não foi a primeira mulher a ocupar o respectivo cargo. Para a cientista política e diretora do Instituto Igarapé, Ilona Szabó, “a maior participação das mulheres deve ser não apenas um objetivo, mas também importante instrumento para conquistarmos uma democracia mais representativa”. Leia mais
-Mas o Lado Negro da Força também atua sobre elas, senão vejamos alguns exemplos:
Roseana Sarney, depois de ter sido eleita três vezes como governadora do Maranhão: em 1994, 1998 e 2010, chegou a anunciar a intenção de se candidatar à Presidência da República pelo PFL, mas, em abril de 2002, uma operação da Polícia Federal na sede da empresa Lunus Participações, da qual o então marido Jorge Murad era sócio, fez Roseana abrir mão da candidatura e concorrer ao Senado. A PF apreendeu mais de R$ 1 milhão não declarado na empresa... E??? – Confere lá
Graça Foster, ex- presidente da Petrobrás, foi citada pelo marqueteiro João Santana e por Marcelo Odebrecht, em delações premiada ao MPFl. Em 17/05/2017 o TCU multou Maria das Graças em R$ 35 mil por irregularidades nas obras de tubulação do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro (Comperj). Ela pode recorrer da decisão... e só. Até o momento também nada rolou.
Claudia Cruz - mulher de Eduardo Cosentino da Cunha, vulgo “Jesus.com”, condenado a 15 anos e quatro meses de prisão e que está preso no Complexo Médico-Penal de Pinhais em Curitiba - acusada pelo MPF de lavagem de dinheiro e de evasão de divisas, mas absolvida pelo juiz Sérgio Moro, se ofereceu para fazer delação premiada e complementar as informações que estão sendo dadas pelo marido à Procuradoria-Geral da República. Mas até hoje etc... etc...
Danúbia Rangel - mulher deo Antônio Francisco Bonfim Lopes, vulgo “Nem da Rocinha” condenado a 48 anos e 8 meses de prisão e que está preso em uma penitenciaria de segurança máxima em Rondônia -  condenada por tráfico, foragida, mas que, nas redes sociais, ostenta os cabelos pintados bem louros, o corpo bronzeado com biquínis e decotes, óculos escuros de grife e colares de ouro com pingente de coroa. Como ela sabe muito, é bem provável que seja abatida a bala por seus parceiros/rivais.
Adriana Ancelmo - mulher de Sergio Cabral, vulgo “Sergio Cabral”, condenado a 45 anos e 2 meses e que está preso em Bangu 8 no Rio de Janeiro - foi absolvida pela Justiça Federal, em Curitiba, em processo sobre lavagem de dinheiro e corrupção, e nesta quarta 20 foi condenada a 18 anos e 3 meses de prisão por lavagem de dinheiro e organização criminosa mas, por enquanto será mantida em prisão domiciliar. A pergunta é: Será que ela vai ficar 18 anos e 3 meses em prisão domiciliar?
Rosemary Noronha, mulher do Lula, Ops!, e Dilma Rousseff, mulher de ninguém, mas que, com certeza, sabem muito, mas muito mesmo, sobre todos malfeitos da República, até os dias de hoje também passeiam lindas leve e soltas por aí - ops!, outra falha: o “lindas” do “passeiam lindas leve e soltas por aí” não se aplica a Dilma, combinado?
Mas não será uma meia dúzia de vagabas que irá denegrir a imagem das “Princesas Leia” nesta versão tupiniquim da saga “Star Wars”, né mesmo? Até porque o Lado Luminoso da Força já atua faz tempo, conforme podemos conferir abaixo:
   
Cientistas das universidades de Estocolmo e Uppsala, na Suécia, afirmaram nesta segunda-feira (11) que testes de DNA feitos no esqueleto de um guerreiro viking comprovaram que os restos mortais são de uma mulher, e não de um homem, como se pensava... Por 130 anos, pesquisadores consideraram que os restos mortais, identificados com o código BJ581, eram de um homem por causa do alto grau de ornamento do túmulo. Porém, nos últimos anos, novas análises já haviam sugerido que poderia se tratar de uma mulher.
É a primeira guerreira viking de alto escalão a ser identificada. Ela teria 30 e poucos anos quando morreu e cerca de um 1,70 metro de altura... Além disso, um conjunto completo de peças de tabuleiro para planejar batalhas indica o conhecimento de táticas e estratégias, enfatizando o papel da mulher enterrada como uma oficial de alta patente. Segundo Hedenstierna-Jonson, o tabuleiro comprova que "ela era uma oficial, alguém que trabalhava com táticas e estratégia e podia liderar tropas nas batalhas" - Confere lá
Aliás e a propósito: Um setor tradicionalmente masculino, o agronegócio começa a embarcar na onda de revitalização dos movimentos feministas, estimulada pelo avanço da presença da mulher em posição de gestão de propriedades rurais. Empresas e entidades setoriais intensificaram neste ano um esforço para elaborar ações afirmativas de gênero, com treinamentos para mulheres, levantamento de estatísticas e conscientização de homens que atuam no setor -na tentativa de mitigar resistências apontadas por mulheres que assumiram fazendas nos últimos anos.
Na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, da USP - uma das principais instituições de ensino para o fornecimento de mão de obra qualificada ao setor - a proporção de mulheres entre os alunos que ingressam em cursos como engenharia agronômica, florestal, gestão ambiental e ciência de alimentos passou de 36% em 2002 para 44,5% em 2016 – Leia mais

Disso tudo e muito mais que não foi dito - até porque nada mais me foi perguntado - podemos resumir, dessa explícita rasgação de seda às “sapiens”, numa frase: O lado feminino do homo-sapiens não é bolinho não!

Nenhum comentário:

Postar um comentário