*Não fosse o amanhã, que dia agitado seria o hoje!

segunda-feira, 28 de agosto de 2017

A Itália é aqui?

O enfraquecimento do Judiciário é uma das fórmulas que se utilizou para fulminar os resultados positivos da Operação Mãos Limpas, na Itália. E parece que isso está acontecendo agora no Brasil, em relação à Operação Lava-Jato.
Enquanto nós estamos estudando as melhores formas de combater a corrupção, as melhores formas de investigação, o que se tem feito no Congresso é estudar como se nulificou, na Itália, todos os resultados positivos da Operação Mãos Limpas.
Na Itália, começaram a fazer reformas mirabolantes para tirar o foco da Operação Mãos Limpas. Aqui, fizeram o mesmo.
Na Itália, começou a haver uma política de enfraquecimento do Poder Judiciário. Aqui, a iniciativa popular propôs medidas anticorrupção, e elas foram substituídas por uma nova lei de crime de abuso de autoridade, inclusive com a criminalização de atos do juiz.
Se você comparar, tudo o que se fez na Itália para minimizar os efeitos da Operação Mãos Limpas tem sido feito no Brasil também” - .Luiz Fux , ministro do STF, em entrevista ao Globo

Se e quando a ministra Cármen Lúcia tirar da gaveta os pedidos de impedimento de Gilmar Mendes em processos nos quais é acusado de ter conexões impróprias, o polivalente jurisconsulto deverá lutar pelo resultado da votação no plenário.
Parece certo que seus colegas não votarão pelo seu impedimento. Semelhante sinal de desconfiança seria um inédito tapa de luva.
Também parece certo que ele não conseguirá uma unanimidade a seu favor.
Se tiver um só voto contra, terá ganho bonito. Se forem dois, terá ganho mal. A partir do terceiro voto contra, terá perdido feio - Elio Gaspari/Folha
Aliás... O “tiroteio verbal” que o ministro Gilmar Mendes promove para defender suas posições já viraram rotina na cena brasileira. Se algum tema nacional passa pelo debate jurídico e Gilmar tem ingerência, ele desfere seu linguajar corrosivo para atingir antagonistas.
Mas se as palavras ácidas de Gilmar sempre foram a parte mais notória do magistrado, agora elas passaram a segundo plano.
Após protagonizar nos últimos dias uma queda de braço com o juiz de primeira instância do Rio Marcelo Bretas, o país começa a questionar decisões do ministro que se confundem em conexões incômodas com políticos e empresários investigados no esquema de corrupção desvendado inicialmente na Petrobras.
O assunto foi parar na mesa da presidente do Supremo, Carmen Lúcia, que precisará decidir nos próximos dias se a postura de Gilmar deve ser debatida no plenário da Corte – Afonso Benites/El País – Leia na íntegra

Apesar de a Secretaria de Segurança ter anunciado que 3 mil PMs deixarão serviços administrativos em UPPs para reforçar o patrulhamento nas ruas, o número de homens aptos para o serviço é bem menor: 900, segundo um estudo da própria Polícia Militar.
Do total prometido, não foram descontados 1.600 militares impedidos de desempenhar tarefas externas porque estão em tratamento psicológico, apresentam lesões físicas ou foram alocados em funções burocráticas por determinação da Justiça. Além disso, o governo não incluiu na conta os 500 que tiram férias a cada mêsLeia na íntegra
Enquanto isso: A Souza Cruz fez as contas. Em um ano perdeu R$ 47 milhões com a explosão do roubo de cargas no Rio de Janeiro. Foram 500 ocorrências. Os cigarros roubados inundaram o mercado ilegal do produto, que cresceu 13% em um ano. Em São Paulo a perda com roubo de cargas foi quase cinco vezes inferior: R$ 10 milhões de prejuízo - Lauro Jardim, ontem, no O Globo

Embora tenha anunciado a abertura de um Programa de Demissão Voluntária (PDV) com expectativa de adesão de cerca de 5 mil servidores, o governo federal contratou 7.089 servidores a mais do que desligou entre o final de janeiro e o final de julho deste ano, segundo dados do Ministério do Planejamento, que não vê incoerência em relação ao ajuste fiscal do governo.
De acordo com o Painel Estatístico de Pessoal do Ministério do Planejamento, ao final de janeiro o governo contava com um total de 581.098 servidores. Ao final de julho, eram 588.187 - diferença, para mais, de 7.089 – Leia mais
Mas vai melhorar... Servidores travestis e transexuais do Ministério Público Estadual vão poder usar o nome social em crachás e documentos da instituição.
De acordo com a resolução assinada pelo procurador-geral de Justiça, Eduardo Gussem, os registros dos cadastros, fichas e formulários devem conter agora os campos com o nome civil e social.
Todos os órgãos do MPRJ têm até 90 dias para adotar as adaptações necessárias à aplicação da medida - Cleo Guimarães/GenteBoa/O Globo

Claudio Paiva O Globo
O Paraguai não é Portugal e não há empresários soviéticos na Rússia. Essas trapalhadas de Michel Temer foram apenas lapsos.
Lula disse que Napoleão foi à China e que Oswaldo Cruz criou a vacina contra a febre amarela. Eram trapalhadas que embutiam um conhecimento que "Nosso Guia" tentava mostrar, sem ter.
Quando Temer disse que "eu converso com quem eu quiser, na hora que eu achar mais oportuna e onde eu quiser", ele não cometeu um lapso. Expôs um raciocínio onipotente, autoritário e desajustado.
O presidente da República deve ter recato em suas conversas e convém que as registre na sua agenda.
Temer revela um certo desajuste porque, tendo sido gravado por Joesley Batista, numa situação humilhante, foi submetido ao vexame de uma denúncia por corrupção passiva e escapou porque recorreu ao que se poderia chamar de persuasão ativa.
Com os colaboradores que tem e as amizades que cultiva, se Temer persistir nessa retórica de delegado da madrugada, acabará mal - Elio Gaspari/Folha

Nenhum comentário:

Postar um comentário